Exército Brasileiro vai enviar tanques para Roraima em meio a disputa por território entre Venezuela e Guiana

Também houve reforço de mais 70 militares ao Pelotão Especial que atua na região de fronteira entre Pacaraima e Venezuela

Exército Brasileiro vai enviar tanques para Roraima em meio a disputa por território entre Venezuela e Guiana
Foto: Divulgação Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro vai enviar 20 tanques para Roraima em meio a disputa por território entre a Venezuela e Guiana pela região de Essequibo. Os blindados vão para Pacaraima, cidade fronteira com a Venezuela.

A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa, José Mucio, contudo, a expectativa é que a situação não se agrave. Além disso, os tanques já tinham previsão segundo ele, de vir para o estado em operações de combate ao garimpo.

Reforço na fronteira do Exército

Além disso, o Exército brasileiro também aumentou para 130 o efetivo para o patrulhamento na fronteira com a Venezuela. O Pelotão Especial de Fronteira em Pacaraima, ganhou mais 70 militares.

Entenda a disputa por Essequibo

A tensão entre a Guiana e a Venezuela acontece depois de a região francesa descobrir recentemente reservas de petróleo equivalentes a 10 bilhões de barris, maiores que as do Kuwait. Em agosto deste ano, a Guiana abriu um leilão de poços de petróleo naquela área. Assim, a participação do gigante petrolífero americano ExxonMobil gerou respostas do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Dessa forma, a Guiana defende uma fronteira definida em 1899 por um tribunal de arbitragem e agora recorre à Corte Internacional de Justiça (CIJ), órgão judicial máximo das Nações Unidas para validá-la. A Venezuela argumenta que o rio é a fronteira natural, como foi em 1777, quando era capitania-geral do império espanhol, e apela ao Acordo de Genebra.

Um acordo assinado em 1966 (antes da independência da Guiana do Reino Unido) anula a decisão anterior e estabelece as bases para uma solução negociada, mas nunca houve um consenso sobre a fronteira.

Fonte: Portal R7

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x