Política

Gilmar devolve processo, e STF volta a julgar afastamento de Jalser

O ministro Gilmar Mendes devolveu ontem (8) o processo que discute o afastamento do deputado Jalser Renier (SD) da presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Dessa forma, a ação volta a ficar apta para julgar e já entrou na pauta de 17 a 29 de setembro, no Plenário Virtual. Os ministros apresentam voto sem necessidade de sessão física.

Gilmar solicitou vista – mais tempo para analisar o caso – em junho deste ano, durante julgamento da ação. Depois disso, o processo ficou suspenso por quase três meses.

Afastamento

O Supremo Tribunal Federal (STF) avalia se o afastamento de Jalser foi constitucional. Ou seja, se a proibição da reeleição em legislaturas diferentes é válida.

Jalser ia para o quarto mandato como presidente do Poder. Contudo, o ministro Alexandre de Moraes aplicou o entendimento da Corte, e mandou afastar Renier e ser feita uma nova eleição.

O afastamento foi no dia 25 de janeiro. Na mesma semana, os deputados se organizaram, marcaram sessão e escolheram Soldado Sampaio (PC do B) como presidente.

Afastado, Renier apresentou diversos recursos para voltar à presidência. Ele justificou que a decisão era ilegal, e a ação deveria ter ido para o ministro Nunes Marques, que julgava caso semelhante.

Logo depois, afirmou que a convocação da eleição na Assembleia tinha sido irregular. Todos os recursos foram rejeitados.

Gilmar e outros votos

Com o retorno do processo pelo ministro Gilmar Mendes, o STF retoma o julgamento e espera os votos dos outros 10 ministros. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) moveu a ação.

Por outro lado, Moraes já apresentou o parecer do caso e votou pela manutenção do afastamento.

Para ele, a não recondução de presidentes de Casas Legislativas Estaduais segue a mesma linha da Presidência da República. Ou seja, ser reeleito apenas uma vez para o cargo de maneira sucessiva.

Além disso, Alexandre de Moraes escreveu que a “tradição” de não permitir que o presidente fique no cargo por mais de uma reeleição é para evitar o uso da “máquina administrativa, na busca de novos mandatos”.

“Note-se que não se proíbe constitucionalmente que uma mesma pessoa possa exercer três ou mais mandatos presidenciais, mas se proíbe a sucessividade indeterminada de mandatos”, diz.

Por Josué Ferreira

Josué Ferreira

Recent Posts

Crime eleitoral: PF investiga suspeitas de uso de programas do Governo de RR para obter favorecimento na campanha da eleição suplementar em Alto Alegre

Investigações apontaram que, no período da campanha eleitoral para as eleições suplementares de Alto Alegre,…

2 horas ago

Justiça eleitoral avalia denúncias de compras de votos na eleição suplementar em Alto Alegre

Juíza eleitoral, Sissis chwantes, disse que as práticas são semelhantes às que resultaram na cassação…

3 horas ago

Concurso Nacional Unificado: saiba como controlar a ansiedade para o dia das provas

Provas ocorrem no dia 5 de maio. Com a proximidade, muitas pessoas acabam tendo crises…

4 horas ago

Mais de 40% dos contribuintes já entregaram a declaração do imposto de renda

Prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março e vai até 31 de…

6 horas ago

Copa Boa Vista de Futebol Master: 5ª edição do evento movimenta Vila Olímpica, em Boa Vista

Prefeitura da capital investiu mais de R$ 100 mil no evento, fornecendo estrutura física e…

8 horas ago