O Governo de Roraima destinou R$ 1,3 milhão para fortalecer o combate ao abuso sexual infantil no estado. O anúncio ocorreu nessa sexta-feira, 8, durante reunião institucional do governador interino Soldado Sampaio (Republicanos) com representantes de órgãos e entidades que atuam na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência.
O Governo de Roraima vai usar então, o recurso na contratação de um estudo diagnóstico com duração de um ano, além da realização de capacitações voltadas aos profissionais da rede de proteção.
Como resultado, a medida reforça o compromisso do Estado com a proteção de crianças e adolescentes e fortalece a atuação integrada das Secretarias Estaduais em ações de sensibilização da sociedade e enfrentamento da violência sexual infantil.
Treinamentos
Durante o encontro, Soldado Sampaio afirmou que determinou às Secretarias Estaduais a intensificação das ações de combate à violência sexual infantil. Isso incluindo treinamentos para professores e conselheiros tutelares.
Segundo Lenir Rodrigues, a iniciativa fortalece assim, a política pública de proteção às crianças vítimas ou testemunhas de violência sexual.
“A atuação do Governo do Estado fortalece essa política pública. Fiquei feliz em ver o comprometimento do governador em apoiar os municípios e ampliar essa rede de proteção”, destacou.
Cilene Lago Salomão também ressaltou a importância da integração entre os órgãos para criar um fluxo único de atendimento e evitar a revitimização das crianças.
“Com esse apoio do governador para consultoria e qualificação dos profissionais, o Estado garante mais proteção às crianças”, afirmou.
Governo mobiliza Secretarias para campanhas de prevenção
Por fim, Sampaio também determinou que as Secretarias Estaduais promovam campanhas de conscientização e prevenção à violência sexual infantil. Participarão das ações a Secretaria de Promoção Humana, Seed, Setrabes, Sesp, PCRR e PMRR.
A secretária de Educação e Desporto, Ana Célia Paz, informou que o Estado vai criar uma pactuação entre as Secretarias para desenvolver protocolos de enfrentamento à violência a partir das escolas.
Fonte: Da Redação

