Igo Brasil deixa Detran-RR, Leocádio assume e Cecília Lorezon retorna para a Sesau

Policial rodoviário vai disputar eleições; na Sesau a gestão faz a décima mudança

Igo Brasil deixa Detran-RR, Leocádio assume e Cecília Lorezon retorna para a Sesau
Outras mudanças devem ocorrer no 1º escalão do governo – Foto: Reprodução

O policial rodoviário federal Igo Brasil deixou a presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) nesta sexta-feira (4). Leocádio Vascocelos assume a autarquia e Cecília Lorezon retorna para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Conforme a apuração do Roraima em Tempo, Igo deixa o cargo para se preparar para as eleições 2022. O policial será candidato a deputado estadual.

Igo ocupa a presidência do Detran desde dezembro de 2019, quando houve intervenção federal em Roraima. Em seu lugar assume o Detran, Leocádio Vasconcelos, que comanda a Sesau desde julho de 2021.

Retorno de Cecília Lorezon

A presidente da Companhia Energética de Roraima (Cerr) Cecília Lorezon, retorna para a Sesau. A advogada já ocupou o cargo em 2019, mas foi substituída por Allan Garcês.

Esta é a décima mudança de gestão na Secretaria de Saúde na gestão do governador Antonio Denarium.

Anteriormente, estiveram na Pasta: Airton Wanderley, Élcio Franco, a própria Cecília Lorenzom, Allan Garcês, Francisco Monteiro, Olivan Junior, Marcelo Lopes, bem como Airton Cascavel.

Cecília dirigiu a secretaria quando profissionais da enfermagem deflagraram uma greve que durou 41 dias.

Na ocasião, a então secretária colocou falta nos grevistas que resultou em descontos nos salários. Contudo, após a saída de Lorezon, o governo resolveu pagar o desconto nos salários dos servidores.

Investigações

A Secretaria de Saúde é alvo de investigações, sobretudo, por suspeita de contratos ilegais para desviar dinheiro público.

Em 2020, a Polícia Federal (PF) fez as Operações Vírion e Desvid-19, que apuram lavagem de dinheiro de R$ 20 milhões.

A polícia fala que as fraudes começaram em 2019, já na gestão de Denarium. Chico Rodrigues (DEM), Mecias de Jesus (Republicanos) e Telmário Mota (Pros) fazem parte dos esquemas, de acordo com a PF.

CPI da Saúde

A CPI da Saúde analisou mais de 40 contratos formados na Sesau. Inclusive, alguns realizados durante a pandemia. O relatório descreve as irregularidades em mais de 440 páginas. Cerca de 98 depoimentos foram tomados na CPI. Entre eles o de Cecília Lorezon.

O documento aponta ainda irregularidades em aquisição de álcool em gel, assim como de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Da mesma forma, a análise também verificou atos suspeitos na cirurgias de bucomaxilos e na compra dos respiradores, denunciada com exclusividade pela Rádio 93FM.

Em suma, a CPI pediu o indiciamento de 62 pessoas entre políticos, servidores e donos de empresas que tinham ou têm contrato com a Sesau.

O que diz o governo

A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) informou em nota que ainda não há um novo definido para o lufar de Cecília Lorezon na Cerr. Contudo , tão logo seja definido, haverá ampla divulgação.

Informou também que os decretos de nomeação e exoneração dos cargos citados serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x