Política

Justiça Federal determina retorno de Pedro Henrique à Prefeitura de Alto Alegre

A Justiça Federal determinou o retorno do prefeito Pedro Henrique Machado (PSD) à Prefeitura de Alto Alegre, na tarde desta sexta-feira (15).

A decisão revoga as medidas cautelares que afastaram o gestor do cargo no fim agosto deste ano. Pedro Henrique também estava proibido de acessar o prédio da Prefeitura, assim como das secretarias. Além disso, ele também não podia manter contato com os servidores do município.

Entenda

A Justiça Federal afastou o prefeito após investigações de uma organização criminosa por fraudes em licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro.

As investigações iniciaram com análise de materiais apreendidos em operação da PF. Na ocasião, as equipes encontraram um diálogo entre Pedro Henrique e um empresário. No conteúdo da conversa, eles falavam sobre a contratação de uma empresa para serviços de engenharia para a Prefeitura de Alto Alegre.

Conforme a Polícia Federal, há indícios de que a organização criminosa tentaria obter propinas em troca do direcionamento de procedimentos licitatórios. A corporação investiga processos de contratação de serviços relacionados à iluminação pública e a obras de asfaltamento e pavimentação. Os valores dos contratos firmados com as empresas investigadas alcançam aproximadamente R$ 60 milhões.

Para dissimular os pagamentos das propinas, o grupo investigado envolveria empresas intermediárias. Essas, por meio de simulação de venda de mercarias, faria o dinheiro chegar até Pedro Henrique, sem que fosse possível identificar a origem do montante. Isso mediante emissão de notas fiscais “frias”, assim como utilização de contas de “laranjas”.

As investigações apontam ainda que outras pessoas teriam sido cooptadas para a organização, que passaria a contar com a integração de empresários, servidores públicos, bem como empresas e “empresas de fachada”.

Operação

No dia 29 de agosto a PF deflagrou operação para prender o prefeito e cumprir mandados de prisão em Boa Vista e Alto Alegre. No entanto, os policiais não localizaram Pedro Henrique, que ficou como foragido da Justiça.

Dois dias depois, o gestor então se entregou e foi encaminhado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). Depois, conseguiu habeas corpus e saiu da prisão.

Afastamento da vice

No dia 11 de novembro, a Câmara de Alto Alegre aprovou o afastamento da vice-prefeita Simone Elisabete Friedrich (PP). Quem assumiu o cargo de prefeito foi o presidente da Câmara, Valdenir Magrão (MDB).

Conforme comunicado oficial, o afastamento se deu em razão da condenação do prefeito Pedro Henrique e sua vice pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) que cassou o mandato dos dois por abuso de poder econômico e político.

No comunicado, a Câmara explicou que o TRE-RR manteve a cassação. E que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgava o recurso desde o dia 8 daquele mês. O julgamento segue sem conclusão.

No dia 16 de novembro, a Justiça Eleitoral decidiu manter Simone Elisabete Friedrich no cargo de prefeita interina.

Na decisão, a juíza Sissi Marlene Schwantes destacou que, ao analisar os documentos, observou que não houve formalidades legais para justificar o afastamento de Simone do cargo pela Câmara Municipal. Além disso, apontou ‘grande instabilidade política’ no munícipio.

A decisão dizia ainda que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveria saber sobre o que estava ocorrendo. “Para que a Corte Superior possa analisar e adotar as providências que entender pertinentes. Inclusive, quando da conclusão do julgamento do recurso que teria dado ensejo a toda essa movimentação […]”, diz trecho da decisão.

A magistrada pediu celeridade na análise da situação do município no TSE.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Audiência Pública: produtores pedem ajuda aos deputados para não perderem suas terras em Caroebe

Após a transferência das terras da União para o Estado, produtores encontraram sobreposições no Iteraima.…

10 horas ago

TJRR promove ação para emissão de registro civil em Boa Vista

Ação social ocorre entre os dias 13 a 17 de maio no parque do Rio…

11 horas ago

Senado: Projeto de Lei prevê exigência do documento de identidade em motéis e pousadas

Objetivo é impedir crimes de violência sexual contra menores. Descumprimento da lei sujeitará o fornecedor…

11 horas ago

Guarda Civil Municipal de Boa Vista participa de palestra para fortalecer prevenção da malária

Objetivo é que os agentes possam identificar locais de risco e orientar a população durante…

12 horas ago

Com mensagem por trânsito mais seguro, táxis-lotação participam de ação do Maio Amarelo em Boa Vista

Mais de cem veículos foram adesivados no Terminal José Campanha Wanderley

12 horas ago

Missão Evangélica Caiuá abre seletivo com vagas em diversas áreas no Dsei-Y; salários são de até R$ 17,6 mil

Inscrições são gratuitas e vão até o dia 14 de maio. Profissional contratado poderá ser…

13 horas ago