Política

Justiça mantém Sesau proibida de pagar empresas sem contrato

A Justiça de Roraima manteve a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) proibida de pagar empresas sem contrato.

O Tribunal de Contas (TCE) proibiu, ainda no primeiro semestre de 2020, que a secretaria pagasse empresas por meio de processos indenizatórios.

Essa modalidade é permitida em casos excepcionais, em que o serviço não pode ser interrompido. A empresa fornece um serviço e, depois, é aberto um processo para pagamento. Na pandemia da Covi-19 esse tipo de pagamento se tornou comum na Sesau.

Contudo, o TCE encontrou diversos indícios de irregularidades na prestação de alguns serviços. Por causa disso mandou suspender os pagamentos.

Decisão contra Sesau

De acordo com o juiz Aluizio Ferreira, o TCE agiu dentro da lei. Ou seja, para impedir o desvio de dinheiro dos cofres públicos.

“De fato, de nada valeria a atuação daquele órgão, lançando o olhar sobre os valores já pagos e apurados, sem tomar medida de cautela para a contenção da continuidade dos supostos danos ao erário”, escreve.

Por outro lado, a Secretaria de Saúde dizia que a decisão do órgão era ilegal, pois invadiu competência da Assembleia Legislativa ao romper contratos.

Mas o juiz entendeu que o TCE apenas impediu pagamentos, mas apenas determinou “a interrupção de pagamentos realizados a título indenizatório, valores fora do previsto em contrato”.

Além disso, o magistrado também disse que o Governo de Roraima não conseguiu provar que a proibição causava danos irreparáveis.

Citada

A Sesau disse que não foi notificada da decisão, e sempre manteve diálogo com o TCE. De acordo com a Pasta, o órgão autorizou o pagamento indenizatório por 120 dias, a contar de setembro de 2021.

“O pagamento se trata de uma medida importante no combate à Covid-1. Porém, a Pasta tem realizado a abertura de processos licitatórios em outras modalidades, seguindo a orientação dos órgãos de controle”, garantiu.

Por fim, disse que trabalha com transparência no que se refere à gestão dos recursos públicos, respeitando os princípios da Administração Pública.

Por Redação

Josué Ferreira

Recent Posts

Policial de folga impede dois homens de cometer assalto em conveniência no Asa Branca

Vídeo mostra policial armado e suspeitos deitados no chão com as mãos para trás, em…

18 minutos ago

Sisu: prazo de adesão de não selecionados à lista de espera encerra hoje

Interessados podem escolher apenas em uma opção de curso

36 minutos ago

Jovem é preso após roubo de carro e tentar atropelar policial em barreira de fiscalização no Jundiá, em Rorainópolis

Em fuga, o suspeito passou pela fiscalização em alta velocidade e jogou o carro contra…

42 minutos ago

Eletricista morre após colidir motocicleta frontalmente com outro veículo no Equatorial

Motociclista teria invadido a pista contrária e com o impacto acabou sendo arremessado contra o…

2 horas ago

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda

INSS, seguro-desemprego e contribuições têm novos valores

4 horas ago