Política

Ministério Público solicita do Governo de RR os processos de contratações artísticas do ‘São João do Anauá’

O Ministério Público de Roraima (MPRR) solicitou da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult) os processos de contratações artísticas do ‘São João do Anauá’, festa junina organizada pelo Governo do Estado.

O pedido do Órgão Ministerial, por meio de ofício, surge após própria Controladoria Geral do Estado de Roraima (Coger) constatar valores excessivamente elevados dos cachês dos artistas, como o do show da cantora Manu Bahtidão.

Conforme o relatório da Coger, a pasta pretende pagar R$ 650 mil para a artista se apresentar no São João do Anauá 2024. Dessa forma, a Controladoria destacou, entre outras coisas, que o valor é “excessivamente elevado” em relação aos que se praticam no mercado.

Como resultado, o Ministério Público emitiu ofício para a Secretaria solicitando as informações. Além disso, o Órgão pediu a indicação de que na Lei Orçamentária do ano em curso foram contemplados recursos suficientes para custear todas as despesas do aludido evento, devendo, ainda, ser apontada a fonte desses recursos.

Bem como solicitou a relação dos artistas/cantores contratados para São João do Anauá do ano passado, com indicação dos valores pagos a cada um deles. Entre outras solicitações.

Secult responde o Ministério Público

O Roraima em Tempo teve acesso documento de resposta da Secult para o Ministério Público. É possível constatar que a Secretaria não informou ao Órgão as principais informações solicitadas.

Sobre a lista dos processos de contratações artísticas, a Secult informou que, até o momento, não houve contratos firmados com os artistas para se apresentarem no São João do Anauá de 2024.

“Encontramo-nos atualmente em fase de instrução processual e análise dos procedimentos administrativos relacionados à referida contratação”, disse. A pasta enviou somente os documentos de do processo de planejamento e avaliação da festa.

Além disso, a Secretaria não repassou a lista dos artistas contratados em 2023, tampouco os valores das contratações, que o Órgão solicitou.

Governo adia arraial pela segunda vez

O Governo do Estado mudou, pela segunda vez, a data da edição 2024 do São João do Anauá. Agora, o evento acontece entre os dias 22 e 27 julho.

Inicialmente, a festa seria de 24 a 29 de junho. Então, após diversas irregularidades nas licitações, especialmente para as contratações de artistas nacionais, o Governo adiou a festa pela primeira vez e ficou marcada para 15 a 20 de julho.

Entretanto, no fim do mês de junho, o Governo anunciou mais uma mudança. Na época, quadrilheiros do estado emitiram nota de repúdio alegando que a Secult não os informou sobre decisão e que a nova data prejudicou alguns grupos.

Bruna Alves

Recent Posts

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE

8 minutos ago

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023

2 horas ago

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

Medida proíbe uso do produto para fins estéticos

3 horas ago

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações

3 horas ago

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

18 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

21 horas ago