Política

Procuradoria Geral de Roraima dá parecer positivo para mudança de sobrenome no RG em caso de união estável

Após pedido da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), por meio do Grupo de Atuação Especial (Gaed), a Procuradoria-Geral do Estado de Roraima (PGE) emitiu parecer favorável para que o Instituto de Identificação de Roraima, cumpra a legislação federal que permite a alteração de sobrenomes de pessoas que formalizaram união estável em cartório.

O processo é resultado de um procedimento administrativo instaurado pelo Gaed em maio deste ano. A medida ocorreu após denúncias de que o Instituto de Identificação do estado de Roraima, não teria obedecido à Lei Federal referente a Registros Públicos. Dessa forma, baseava-se apenas na legislação estadual que aceita somente a certidão de casamento civil para alteração de sobrenome.

O caso foi acompanhado pelas defensoras públicas Paula Regina Pinheiro de Castro, Geana Aline de Souza Oliveira e o defensor público Wagner Silva dos Santos. O subdefensor-geral, Natanael Ferreira, também atuou no procedimento.

Equiparação de direito

No parecer assinado por Khrishlane Braz, procuradora do estado, ela reconhece o entendimento que a certidão de união estável é válida para solicitação de emissão de RG com a inclusão do nome do companheiro (a).

“Portanto, se a lei mais recente traz previsão de equiparação do direito em questão (mudar o nome de solteiro) entre comunhão estável e casamento, resta incontestável que a certidão de união estável é documento válido para a emissão da identidade civil”, diz a procuradora em trecho.

Além disso, a defensora pública, Paula Castro, ressaltou que a resolução desse caso foi um exemplo claro da importância da atuação extrajudicial da Defensoria Pública.

“Através do diálogo e da intervenção direta, conseguimos modificar uma prática que estava prejudicando muitos cidadãos. Isso evita processos judiciais desnecessários e assegura que os direitos das pessoas sejam respeitados de maneira mais ágil e eficiente”, explica.

Ademais, a defensora destaca a importância do trabalho realizado pela Defensoria Pública de Roraima e o processo de conclusão.

“Nosso objetivo também é evitar que demandas muitas vezes desnecessárias sobrecarreguem o poder judiciário. Dessa forma, nós estamos sempre atentos e, através dos nossos grupos especiais, atuando na prevenção à violação de direitos, buscando sempre uma composição amigável com todos aqueles órgãos e pessoas que, por algum motivo, estão infringindo alguma norma”, finaliza a defensora.

Demandas coletivas

A Defensoria Pública possui a atribuição de atuar em demandas coletivas com o objetivo de assegurar a efetivação de diversos direitos. Em Roraima, a Defensoria Pública conta com dois órgãos dedicados à atuação coletiva: o Grupo de Atuação Especial da Defensoria (Gaed) e o Grupo de Direitos Humanos. Ambos estão atentos e atuantes na garantia e efetivação dos direitos das populações vulneráveis.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

46 minutos ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

1 hora ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

2 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago

Sine oferta 110 vagas de emprego para Roraima nesta quinta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

5 horas ago