Após mais de um ano à frente da Secretaria Municipal de Saúde, Regiane Matos retorna à Câmara de Boa Vista

Gestão foi marcada por avanços significativos na saúde que tornaram Boa Vista referência nacional

Após mais de um ano à frente da Secretaria Municipal de Saúde, Regiane Matos retorna à Câmara de Boa Vista
Vereadora Regiane Matos (MDB) – Foto: Divulgação

Após um ano e cinco meses à frente da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Regiane Matos (MDB) retorna para a Câmara Municipal de Boa Vista. Ela estava licenciada como vereadora desde outubro de 2022. Na época, a parlamentar aceitou o desafio do prefeito Arthur Henrique (MDB) de ocupar o cargo na Pasta para melhorar os serviços de saúde da capital.  

“Foram um ano e cinco meses do maior desafio da minha carreira profissional, e eu saio hoje com a sensação de dever cumprido, agradecendo a confiança do prefeito Arthur Henrique e o apoio dos servidores para ampliarmos o acesso da população à saúde e qualificar os serviços oferecidos”, destacou Regiane durante encontro com o prefeito Arthur na sede da SMSA, onde ele anunciou o adjunto Renato Maciel de Melo como novo secretário de Saúde.

“Eu aprendi muito nesse período com você aqui Regiane e quero destacar o trabalho que você fez junto ao Ministério da Saúde, pois hoje não teríamos alcançado tudo o que alcançamos se não fosse a sua forma de trabalho, com toda dedicação e seu empenho de manter uma boa relação com o Ministério. Você já deixa um legado na saúde que jamais será esquecido”, declarou o prefeito.

Avanços na saúde municipal

Em menos de um ano e meio de gestão de Regiane, três novas unidades básicas de saúde (UBS) foram entregues para a população. Todas elas com capacidade maior de atendimento. Boa Vista também recebeu uma nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), no bairro Mecejana, e o Centro de Teleassistência em Saúde Dra. Erika Priscilla Nascimento Vasconcelos, no bairro Buritis.

Teve ainda a entrega do Castramóvel itinerante para pets de famílias de baixa renda e renovação de 75% da frota do SAMU-BV. Além da entrega da nova sede do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do SAMU-BV.

No Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), teve a ampliação dos leitos no Trauma e na UTI; restruturação dos fluxos e processos assistenciais do HCSA, feito em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz; redução das filas de consultas e cirurgias de diversas especialidades; implantação do Núcleo Interno de Regulação e do Núcleo de Qualidade.  

Maior cobertura de saúde

Nesse período em que Regiane esteve à frente da Secretaria de Saúde, Boa Vista passou a ter a maior ampliação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), assim como de Estratégia de Saúde Bucal (ESB) do país, se tornando referência nacional.

“Saltamos de 60 para 141 equipes de ESF e de 9 para 50 equipes de saúde bucal, o que significa maior acesso da população a esses serviços de saúde na Atenção Primária”, disse Regiane.

O horário de atendimento nas unidades também aumentou. Anteriormente, funcionava 8 horas por dia. Atualmente, a população dispõe de atendimento nas UBSs por 12 horas corridas, das 7h às 19h, além de três unidades que atendem até meia-noite.

Padrão Ouro

Em uma iniciativa pioneira no Brasil, a gestão implantou o teste de diagnóstico rápido para malária em 27 UBSs. Anteriormente, a identificação da doença ocorria apenas com o exame gota espessa, conhecido como “exame de lâmina”, que permanece sendo ofertado em 7 UBSs. A nova modalidade de exame nas unidades básicas é considerada pelo Ministério da Saúde como “Padrão Ouro” para conclusão e monitoramento dos casos da doença.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x