Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado. Ele venceu a disputa com 49 votos, contra 32 de Rogério Marinho (PL-RN).
Pacheco tem assim o apoio do presidente Lula (PT). E, o resultado foi dentro do esperado dos demais apoiadores.
Do mesmo, modo Pacheco sinalizou a possibilidade de avançar pautas que limitem os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os aliados de Marinho defendem o impeachment de ministros como Alexandre de Moraes, responsável pelos inquéritos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contudo, Pacheco não deu prosseguimento aos pedidos.
“Se há problema em relação a decisões monocráticas, legislaremos quanto a isso. Nos pedidos de vistas no STF, legislaremos a isso. Se há problema de competência do STF, legislaremos quanto a isso” disse Pacheco.
Além disso, Após a vitória, Pacheco fez um discurso duro, defendendo a democracia e descartando que haja conciliação com os ‘golpistas’.
Presença
Da mesma forma, integrantes do governo Lula foram à Casa para acompanhar a eleição. Entre eles o ministro da Justiça, Flávio Dino e Simone Tebet, ministra do planejamento.
Quem é Pacheco
Natural de Porto Velho (RO), Rodrigo Pacheco é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC). Por fim, ele foi eleito presidente do Senado em 2021. E então na última legislatura, rompeu com o bolsonarismo ao se opor às pautas de extrema-direita.
Fonte: Portal Uol