Sem conseguir terminar reforma da Maternidade e do HGR, Denarium promete construir 7 novas unidades de saúde em Roraima, caso reeleito

Governador prometeu construir clínica de Hemodiálise, um novo Cosme e Silva, uma Clínica Psiquiátrica e até mesmo terminar o Centro de Radioterapia que está com a obra parada há quatro anos e virou alvo de investigação

Sem conseguir terminar reforma da Maternidade e do HGR, Denarium promete construir 7 novas unidades de saúde em Roraima, caso reeleito
Governador Antonio Denarium – Foto: Divulgação/Governo de Roraima

O governador Antonio Denarium (PP) candidato à reeleição, registrou a candidatura e o plano de governo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) nessa quinta-feira (4).

Suas primeiras propostas são relacionadas à Saúde. Assim, Denarium promete construir sete novas unidades de saúde em Roraima.

Uma delas é o Hospital de Trauma, uma unidade especializada no atendimento de pacientes vítimas de acidentes. As cirurgias ortopédicas são, em sua maioria, de casos de pacientes desse tipo.

Durante a gestão do atual governador, a fila das cirurgias eletivas aumentou e chegou a cerca de 9 mil pessoas a espera do procedimento cirúrgico.

Em vários casos, pacientes chegaram até mesmo a acionar a Justiça para conseguir realizar a cirurgia. Assim o Roraima em Tempo mostrou nesta quinta-feira (4) o caso de George Pereira que ficou com sequelas permanentes pela demora na realização da cirurgia após um acidente.

A falta de insumos para a realização do procedimentos foi uma das razões. Por conta disso, ele ficou impossibilitado de trabalhar.

Outra unidade prometida por Denarium é a conclusão do Centro de Radioterapia. A obra está parada desde 2018. O governador nunca deu andamento na construção.

Nesse sentido, o Roraima em Tempo mostrou em fevereiro, que mais de 21 mil pacientes com câncer de Roraima buscaram tratamento fora do estado em 2018. Os dados são de um estudo da Fiocruz.

Nesse sentido, o MP Eleitoral abriu procedimento para investigar o motivo pelo qual o Governo de Roraima não concluiu a construção do Centro de Radioterapia.

Veja outras unidades prometidas pelo governador:

  • Concluir as obras do Lafron (Laboratório de Fronteira), em Pacaraima
  • Novo Cosme e Silva (a proposta não explica se é construção ou reforma)
  • Centro de Hemodiálise
  • Cidade Terapêutica Inteligente
  • Clínica Psiquiátrica de Roraima

Promessas da Campanha de 2018

Em 2018 o então candidato ao Governo de Roraima também fez diversas promessas na área da Saúde. Entre elas a reforma e ampliação da Maternidade, a regionalização do atendimento à mulher, bem como a criação da UTI materna. Desse modo, confira a lista de outras promessas ainda não cumpridas:

  • Fundação Estadual de Saúde
  • IML regional
  • Clínicas Regionais da Mulher
  • Fundação para Remédios Populares

Obras atuais da Saúde

Atualmente, o Governo de Roraima está reformando a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A obra iniciou em abril de 2020. Contudo, até o momento a gestão não deu uma previsão de entrega.

Por conta disso, a unidade funciona de forma improvisada sob tendas e lonas no bairro 13 de Setembro. A estrutura alugada custa R$ 12 milhões aos cofres públicos.

Nas últimas chuvas, a maternidade ficou alagada e vários vídeos circularam na internet mostrando o desespero de servidores e pacientes no local.

Outra unidade que passa por reforma desde 2020 é o Hospital Geral de Roraima (HGR). No entanto, até o momento, apenas o Bloco B foi entregue. Por outro lado, os blocos A, C e D tiveram as reformas suspensas.

O Grande Trauma, assim como o Bloco E tiveram as obras concluídas. Contudo, apresentaram problemas até mesmo antes da inauguração.

Assim é o caso do Bloco E. O forro da parte externa caiu dias antes de a unidade começar a funcionar. Por outro lado, o forro da parte interna do Trauma chegou a cair sobre um paciente. Então o idoso morreu no dia seguinte.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x