Sem reajuste: servidores estaduais discutem paralisação e indicativo de greve

Em cinco anos de gestão, governador concedeu reajuste apenas uma vez; servidores do judiciário, Legislativo e órgãos independentes já receberam o benefício este ano

Sem reajuste: servidores estaduais discutem paralisação e indicativo de greve
Representantes dos sindicatos – Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima) convocou os servidores para assembleia que ocorrerá no próximo dia 23. Eles pretendem deliberar sobre paralisação de 24h e indicativo de greve. Os servidores cobram reajuste anual do Governo de Roraima.

No último dia 9 de maio 12 entidades sindicais do Estado enviaram um ofício conjunto ao governador Antonio Denarium (PP) para cobrar reajuste salarial.

Conforme o documento, no dia 4 de abril deste ano, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou Projetos de Lei (PLs) que concederam aos servidores do Judiciário, do Legislativo, assim como de alguns órgãos fiscalizadores e de controle um reajuste de 5,79%, baseado no índice inflacionário.

Dessa forma, somente os servidores do Governo do Estado não receberam reposição salarial com base nos fundamentos constitucionais. Sem resposta, servidores deverão realizar paralisação como advertência.

No ofício, os sindicatos anexaram tabela que exemplifica o Índice Oficial de Inflação e os reajustes que o Governo concedeu nos últimos anos.

Como mostra a tabela, nos quatro anos de gestão, o governador Antonio Denarium concedeu reajuste de 11% somente em 2022, ano em que ocorreram as eleições. À época, o percentual recebeu críticas, pois as perdas salariais chegavam a 36%. Os servidores estavam há seis anos sem o benefício.

Veja:

 Com 36% de salário defasado, Sinter critica reajuste de 11% concedido pelo governo;

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x