Política

STF pede explicações a Chico Rodrigues após ida à Terra Yanomami sem autorização

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o senador Chico Rodrigues (PSB) preste informações sobre o fato de ter ido sozinho à Terra Yanomami.

Rodrigues preside a comissão criada pelo Senado para monitorar a crise na terra indígena em Roraima. O senador costuma defender abertamente o garimpo e os garimpeiros.

Assim, ele é alvo de uma ação no Supremo movida pela Urihi Associação Yanomami, que pede que o senador seja impedido de entrar na TI. Conforme a decisão divulgada ontem (2), Chico tem dez dias para enviar respostas ao STF.

O mandado de segurança protocolado pela associação afirma que Chico Rodrigues faz parte de um colegiado, composto por outros quatro senadores. Então não deveria ir sozinho ao território da etnia, já que “os parlamentares, individualmente, não podem realizar fiscalizações”.

“Apesar do óbvio, o Presidente da Comissão – notório defensor dos garimpeiros – no dia 20 de fevereiro, isoladamente, desembarcou no território indígena Yanomami, causando elevado desconforto e aumentando ainda mais a crise na localidade”, diz a ação.

“Os Yanomami compreendem que o Presidente da CTEYANOMAMI (comissão temporária externa) é um contumaz defensor dos garimpeiros que tanto mal fizeram ao povo yanomami e, naquela ocasião, sem os demais parlamentares, o povo diretamente atingindo não tinha a quem falar”, completa o documento.

Chico ficou conhecido em todo o país por esconder dinheiro na cueca em uma operação da Polícia Federal (PF). O caso ocorreu em outubro de 2020.

Ele tem defendido a retirada “pacífica” dos garimpeiros ilegais da Terra Yanomami. Além disso, Rodrigues chegou a dizer, em dezembro de 2021, que ficou com os olhos marejados ao ver equipamentos do garimpo ilegal sendo destruídos.

Fonte: Veja

Rosi Martins

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

22 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

31 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

42 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

2 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago