Política

STF tem maioria para barrar lei de Denarium que libera garimpo em RR

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou ontem à noite maioria para barrar a lei criada pelo governador Antonio Denarium (sem partido), que libera o garimpo em Roraima.

Acompanharam o voto de Alexandre de Moraes os ministros Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Rosa Weber, e Cármen Lúcia.

Gilmar Mendes, Nunes Marques, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso têm até hoje para apresentarem os votos no Plenário Virtual.

Lei

Proposta por Denarium, o texto amplia a área de exploração e permite o uso de mercúrio, material potencialmente prejudicial ao meio ambiente.

Moraes suspendeu a lei em fevereiro de 2021, mas a medida precisa passar pela análise de toda a Corte. O julgamento começou no dia 3 de setembro.

No voto apresentado, o ministro diz que a lei invadiu a área da União, ao criar normas do garimpo. Além disso, ele critica o que chamou de “simplificação” das licenças ambientais.

“O meio ambiente deve, portanto, ser considerado patrimônio comum de toda a humanidade para garantia de sua integral proteção, especialmente em relação às gerações futuras”, diz.

O Rede Sustentabilidade moveu a ação logo depois da sanção de Denarium. Os prejuízos ao meio ambiente são a principal justificativa do partido.

A sigla fala que o governo não observou tratados dos quais o Brasil faz parte, bem como criou riscos à proteção e à preservação da fauna e da flora.

O ministro concordou. E também disse que é dever do Conselho Nacional do Meio Ambiente editar as regras de atividades que causam danos ambientais graves.

Contraditória

O ministro também fala que a lei está na contramão do que se espera para proteger o meio ambiente, assim como “fragiliza exigências legais”.

Por outro lado, o governador Denarium já defendeu a atividade como “necessária”. Em 2019, ele prometeu aos garimpeiros que faria a lei estadual.

As organizações indígenas já criticaram o texto, e acusam o gestor de ter criado apenas para fins eleitorais, já que no próximo ano ocorrem as eleições.

Por Redação

Josué Ferreira

Recent Posts

Eleição suplementar: Wagner Nunes é eleito prefeito de Alto Alegre

Eleitores foram às urnas neste domingo (28). Nunes disputou a eleição com Valdenir Magrão (MDB)

5 horas ago

Crime eleitoral: PF investiga suspeitas de uso de programas do Governo de RR para obter favorecimento na campanha da eleição suplementar em Alto Alegre

Investigações apontaram que, no período da campanha eleitoral para as eleições suplementares de Alto Alegre,…

7 horas ago

Justiça eleitoral avalia denúncias de compras de votos na eleição suplementar em Alto Alegre

Juíza eleitoral, Sissis chwantes, disse que as práticas são semelhantes às que resultaram na cassação…

9 horas ago

Concurso Nacional Unificado: saiba como controlar a ansiedade para o dia das provas

Provas ocorrem no dia 5 de maio. Com a proximidade, muitas pessoas acabam tendo crises…

9 horas ago

Mais de 40% dos contribuintes já entregaram a declaração do imposto de renda

Prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março e vai até 31 de…

11 horas ago

Copa Boa Vista de Futebol Master: 5ª edição do evento movimenta Vila Olímpica, em Boa Vista

Prefeitura da capital investiu mais de R$ 100 mil no evento, fornecendo estrutura física e…

13 horas ago