Antonio Denarium e Hiran Gonçalves - Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) vai iniciar nesta terça-feira (20), o julgamento por abuso de poder econômico do governador Antonio Denarium (PP), do vice- govenador Edilson Damião (PP) e também do senador Hiran Gonçalves (PP) durante as eleições 2022. A sessão vai ocorrer as 15h de forma presencial e com transmissão pelo YouTube.
A ação envolve os suplentes de Hiran Gonçalves que são o jornalista JR Rodrigues (Republicanos) e a vereadora Aline Rezende (PRTB).
A denúncia aponta que ocorreu o uso indevido de recursos públicos durante a campanha. E que há indícios de irregularidades relacionadas ao pagamento de R$ 22,6 milhões relacionados à desapropriação de lote onde está localizada a Praça Renato Hadad.
Além disso, existe também outro processo movido pelo partido Avante. É que houve a extinção de uma ação que tratava da nomeação de cabos eleitorais em cargos comissionados.
Contudo, a defesa de Denarium, alegou ilegitimidade do partido e o processo foi extinto sem solução do mérito. Então, o Avante recorreu e o TRE-RR julga o recurso nesta terça-feira.
O TRE-RR também iniciou no dia 30 de maio, o julgamento da ação que pede a cassação do governador Antonio Denarium. O partido Avante é o autor do pedido que também solicita a inelegibilidade e pagamento de multa.
Conforme a acusação, o governador criou o programa de distribuição de renda Cesta da Família em janeiro de 2022, ano das eleições. O projeto já existia anteriormente, mas com outro nome e número exponencialmente inferior de beneficiários.
O avante alega que, ao criar o novo nome para o programa, que antes se chamava Renda Cidadã, o Governo, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) aumentou o número de beneficiários de 10 mil para 50 mil.
A presidente do TRE-RR, juíza Elaine Bianchi abriu vistas de 10 dias para que os juiz Francisco Guimarães faça uma nova análise do processo. Dessa forma, a sessão finalizou com dois votos a favor da cassação de Antonio Denarium e faltando o voto de cinco juízes. Assim, o julgamento deve retornar no dia 26, deste mês.
Fonte: Da Redação
Em seu primeiro dia como governador, Soldado Sampaio nomeia mulheres no comando da PM, Secretaria…
Genitora afirmou que criança caiu da rede mas laudo médico constatou marcas de agressão física,…
Edinaiana Francini da Silva Souza, 37 anos, é apontada como principal responsável pelo ponto de…
Condenação ocorre 26 anos depois do crime; réu passou 19 anos foragido
Homem investiu contra a vítima, tentando agarrá-la à força, com a intenção de beijá-la e…
Jhoannder José Dellorian Portal morreu no local