Pequenos agricultores do Projeto de Assentamento Ajarani, em Iracema, ao Sul de Roraima, são ameaçados por fazendeiro a deixarem as terras onde moram há mais de 10 anos. O professor e jornalista Fábio Almeida publicou uma reportagem sobre o assunto e chamou a atenção para a situação que afeta a vida de 80 famílias da região.
O fazendeiro, identificado apenas como Eduardo pelos moradores do assentamento, afirma ter comprado títulos que dão a ele direito às terras. Os colonos, por outro lado, acreditam ser mentira e se decepcionam pela inércia do Poder Público.
Segundo um dos moradores ouvidos pelo jornalista Fábio Almeida, o secretário de Estado da Agricultura, Márcio Granjeiro, esteve no local e prometeu resolver a questão, o que não ocorreu. Ele relata que o Estado apenas diz que os colonos não têm direito às terras. “Se não temos esse direito, por que estamos aqui há mais de 12 anos? Por que a Justiça não determina reintegração de posse?” questiona o morador.
Vívian, uma outra moradora entrevistada por Fábio, diz que o fazendeiro, que é recém-chegado à região, já tomou mais de 500 metros do terreno dela e não pode fazer nada a respeito, visto que há “capangas armados” protegendo o homem.
Ainda na reportagem, o jornalista descreve o relato dos moradores que viram, em 20 de março deste ano, uma ação da Polícia Civil de Roraima na região que os colonos caracterizaram como uma forma de ameaça-los. Isso porque, naquele dia, eles tiveram suas casas invadidas “sem mandado judicial”. Na ocasião, quatro pessoas foram presas, uma de cada ramal da área de conflito. Um dos detidos na operação afirma que até hoje não sabe por que foi preso.
Fonte: Rede Amazoom