Humanizado e acolhedor
O Governo Federal anunciou a construção de um Centro de Parto Normal em Roraima. A unidade vai prestar atendimento humanizado e acolhedor para as gestantes roraimenses. Uma ação bem diferente do que elas experimentam diariamente na maternidade de lona do Governo Denarium. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que o Centro realize 36 mil partos por ano.
Governo Federal resolve problema que Denarium não resolveu
Em janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde (Sesau) divulgou que a maternidade de lona encerrou 2023 com 9.517 partos. Destes, 5.705 foram normais e 3.812 cesarianas. Isso significa que o Governo Federal é quem vai resolver o problema em Roraima. Isso porque Boa Vista necessita de mais uma maternidade, pois a atual , mesmo após reforma e ampliação, não atenderá a demanda. Então, na eleição passada, o governador Antonio Denarium e o senador Hiran Gonçalves prometeram a construção de uma nova maternidade na zona Oeste. O que até ho9je não aconteceu.
Mais promessa
O Governo do Estado, inclusive, assinou um compromisso com o Ministério Público de Roraima (MPRR) se comprometendo em concluir a primeira etapa de reforma e ampliação da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth em amrço deste ano. O que também não aconteceu e o MPRR concedeu mais seis meses de prazo para que Denarium, o secretário de Infraestrutura Edilson Damião e a secretária de Saúde Cecília Lorezon entreguem a primeira etapa. No acordo, eles também se comprometem em construir uma nova maternidade na zona Oeste. Quem aí acredita nisso?