Dois deputados podem perder mandato em julgamento no TRE-RR

Conforme o Ministério Público Eleitoral, o partido deles, o Podemos, teria registrado candidaturas falsas somente para alcançar o percentual exigido em lei

Dois deputados podem perder mandato em julgamento no TRE-RR
Joilma Teodora e Odilon Filho – Foto: Montagem

Impugnação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) julga na manhã desta segunda-feira (18), uma ação em que os deputados estaduais Joilma Teodora e Odilon Filho podem perder o mandato. A acusação é de fraude nas eleições de 2022. Conforme o Ministério Público Eleitoral, o partido deles, o Podemos, teria registrado candidaturas falsas de mulheres somente para alcançar o percentual exigido em lei. Por conta disso, todos os votos do partido podem ser anulados.

Assédio moral

Policiais penais estiveram no Rádio Verdade, programa do jornalista Bruno Perez na 93FM, para denunciar casos de assédio moral do diretor do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), João Batista. Elas relataram humilhações, má alimentação e condições inadequadas de descanso. A presidente do Sindicato dos Policiais Penais de Roraima, Joana Dark, disse que os profissionais são induzidos a pedir afastamento, e que muitos o fazem com diagnósticos de doenças como depressão e ansiedade. Ela contou que uma colega chegou a desenvolver a síndrome de burnout, ocasionado pelo estresse excessivo. Enquanto dezenas de policiais relatam essa situação no sistema prisional, o Estado se mantém inerte.

Perseguição

A situação dos guardas civis municipais de Pacaraima não é muito diferente. Eles procuraram esta redação para denunciar perseguição e falta de estrutura para cumprimento de plantões. Segundo um dos profissionais, que preferiu não se identificar, os agentes não têm alojamento próprio e precisam tirar as horas de descanso na cozinha da Secretaria Municipal de Segurança. A situação, de acordo com o denunciante, já dura há quatro meses. Ao cobrarem por parte das autoridades, eles recebem represálias. Além disso, o espaço não tem divisão para homens e mulheres, o que causa desconforto.

Espera no HGR

Uma jovem de 19 anos que sofre com malformação congênita da coluna vertebral por hidrocefalia está há mais de um mês internada no Hospital Geral de Roraima na espera de uma cirurgia para conter uma infecção no osso. Além disso, a mulher está com uma ferida próxima à virilha, contudo, o tratamento só pode acontecer depois de conter a infecção. E agora, a família da jovem se preocupa do problema piorar por conta da espera.

 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x