Governo não cumpre acordo e servidores anunciam greve

Categoria da saúde já havia anunciado greve para 3 de março passado, mas após um acordo, a paralisação foi cancelada. Agora os profissionais cobram o cumprimento do acordo

Governo não cumpre acordo e servidores anunciam greve
Antonio Denarium e Cecília Lorezon – Foto: Facebook/Governo de Roraima

Não cumpriu

O Governo do Estado não cumpriu o acordo feito com os servidores da área da saúde. Em janeiro deste ano, o governador deveria pagar a terceira parcela do Plano de Cargos Carreiras e Remunerações (PCRR) da categoria. No entanto, não cumpriu. Após várias tentativas de diálogo e solução e de cobranças, os servidores decidiram no final de fevereiro, iniciar uma greve no dia 3 de março.

Intervenção do MPRR

Mas, o Ministério Público do Estado (MPRR) interviu e chamou representantes dos servidores e a secretária de Saúde, Cecília Lorezon (aquela investigada pela PF e afastada do cargo pela Justiça Federal) para um acordo. Então, após Cecília se comprometer em atender os pedidos da categoria, os profissionais optaram por não deflagrarem a greve. De acordo com o Sindicato, o Governo do Estado havia garantido que iria atender as propostas da classe.

Apoio da ALE-RR

Contudo, os profissionais voltaram a pedir ajuda nesta terça-feira, após o não cumprimento do acordo por parte do Executivo. Desse modo, foram até a Assembleia Legislativa e foram atendidos pelo presidente da Casa, Soldado Sampaio e pelo deputado Dr. Cláudio Cirurgião. No encontro, os representantes sindicais informaram que já houve a deliberação por uma greve a partir do dia 6 de junho. A Assembleia se comprometeu em buscar o diálogo com o Governo do Estado.

Dúvida

O deputado Cláudio Cirurgião deveria estar a frente da luta dos colegas de profissão, e não no gabinete recebendo eles como se fosse apenas mais um parlamentar. Mas é compreensível que ele não vista a camisa da classe médica e nem da saúde em geral. Quem é atento à política em Roraima acompanhou Dr. Cláudio no início do mandato esbravejar nos microfones da Assembleia sobre os graves problemas na saúde estadual. Teve caso em que ele fez até requerimentos solicitando explicações. Entretanto, de uma hora para outra, o parlamentar se calou e passou a aparecer nas redes sociais do governador Antonio Denarium em visitas no Palácio Hélio Campos. Em uma ocasião, ele chegou até a falar que Denarium é o melhor govenador da história de Roraima. Isso então coloca em dúvida se ele vai mesmo defender e apoiar seus colegas de profissão.

Pandemia

E vale lembrar que esses colegas de profissão de Dr Cláudio são aqueles que enfrentaram a pandemia na linha de frente. Muitos deles adoeceram e também morreram enquanto estavam no HGR lutando para salvar vidas de pessoas. Enquanto isso, esse “melhor governador da história de Roraima” (conforme Dr Cláudio) estava nas manchetes dos jornais com o escândalo dos respiradores. Se não fosse o trabalho da imprensa, o valor de R$ 6 milhões jamais teria sido devolvido. E os profissionais da saúde continuaram seu trabalho até e foram até o fim. Agora, eles lutam pelo mínimo de reconhecimento porque por vontade própria, o governador não faz. Tem que ser na base da pressão.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x