Promoção
O policial militar Jefferson Gomes da Silva, que agrediu um jovem frentista em abril do ano passado, em Boa Vista, foi promovido de capitão a major pelo Governo do Estado. O decreto da promoção está datado no dia 22 de dezembro de 2022, retroativo ao dia 21 de abril do ano passado. Ou seja, no mesmo mês da agressão. Esta redação entrou em contato com o Governo para entender o motivo, mas foi ignorada.
Denunciado
Vale lembrar que Jefferson foi denunciado pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) em outubro, pelos crimes de lesão corporal, ameaça e injúria racial cometidos contra o frentista, que trabalhava em um posto de combustíveis do bairro Cidade Satélite. Conforme a denúncia do órgão ministerial, o militar agrediu o jovem com um tapa no rosto após entrar em desacordo com ele. Além disso, PM o chamou de “vagabundo”, e ainda o ameaçou de morte.
Honraria
O vídeo da agressão circulou massivamente pelas redes sociais e revoltou a população, que pediu por justiça. No entanto, o que receberam foi mais uma decepção de seus representantes. No dia 14 de dezembro, Jefferson Gomes da Silva recebeu uma honraria dos deputados da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Trata-se da comenda “Orgulho de Roraima”, que serve para homenagear pessoas físicas ou jurídicas que atuaram no Estado ou no ex-Território Federal de Roraima, e se tornaram símbolo de referência para a população.
“Normal”
Sobre a promoção do militar, os cidadãos roraimenses não gostaram nada da notícia. Em uma publicação sobre o assunto, internautas manifestaram indignação. Um deles escreveu: “Mais um dia normal no desgoverno Denarium”. Para a maioria da população, situações como esta já viraram rotina, coisa que não dá mais para se surpreender.