Saúde e a política do quanto pior, melhor

Falta gestão A Saúde de Roraima parece não ter jeito. Mas, definitivamente, tem jeito sim porque o que falta é gestão e não dinheiro. No entanto, o estado parece seguir um modelo de quanto pior, melhor… Faz no virtual, mas não no real Após esperar cinco anos por uma cirurgia eletiva, uma professora achou que […]

Saúde e a política do quanto pior, melhor
Fachada da Secretaria de Saúde – Foto: Divulgação

Falta gestão

A Saúde de Roraima parece não ter jeito. Mas, definitivamente, tem jeito sim porque o que falta é gestão e não dinheiro. No entanto, o estado parece seguir um modelo de quanto pior, melhor…

Faz no virtual, mas não no real

Após esperar cinco anos por uma cirurgia eletiva, uma professora achou que finalmente seria atendida. Ela conseguiu marcar o procedimento no app “Zera Fila”. O governo lançou a ferramenta para acelerar o a fila de espera que tem 9 mil pacientes. No entanto, o Hospital Geral de Roraima sequer tinha documentos sobre o caso da professora. O virtual funcionou, mas na hora do real a Saúde estadual falhou mais uma vez.

É preciso processar para garantir um direito

Fato corriqueiro é que os moradores de Roraima têm precisado processar o Estado para garantir o direito à Saúde. É surreal que uma pessoa tenha que passar por estresse, esgotamento físico, psicológico e emocional para assegurar um direito.

Quanto pior, melhor…

Sabe, não parece que falta dinheiro no estado. Se tem uma coisa que Denarium soube fazer foi poupar. Mas, para onde os recursos estão indo? A Saúde parece estar sempre em emergência, como se fosse proposital para garantir situação de emergência e manter compras sem licitação. Quem ganha com esse tipo de gestão? Claramente não é o cidadão que tanto precisa do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Perguntas

  • Quando piora, fica melhor para quem?
  • A crise na Saúde é planejada?
  • Por que investir em tecnologia para falhar no mundo real?

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x