Saúde

Agosto Dourado: campanha arrecada potes de vidro com tampa para doar ao Banco de Leite em RR

Bebês prematuros que estão internados na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista, necessitam de leite materno, alimento indispensável para ganho de peso, altura e nutrientes.

Por muitas vezes, o leite não pode ser transferido pela progenitora. Por isso, a doação não só do alimento, mas também de potes de vidro para armazenamento é necessário para ajudar as mães e recém-nascidos a saírem o mais rápido possível do ambiente hospitalar.

Pensando nisso, o projeto “Potes de Vidro – Sinônimo de Vida!” está arrecadando potes de vidro com tampas de plástico para doar ao Banco de Leite Humano da Maternidade de Roraima.

Os materiais podem ser entregues na Escola Estadual Oswaldo Cruz, localizada no Centro de Boa Vista, em frente à Praça da Bandeira.

O projeto

A professora Gisele Sandra, da Escola Estadual Oswaldo Cruz, que também é mãe de uma criança nascida prematura, realiza o projeto “Potes de Vidro – Sinônimo de Vida” desde 2019.

Eventualmente, a ideia surgiu quando discutia com os alunos sobre projetos para feira de ciências com foco na conservação do meio ambiente.

Dessa forma, eles decidiram que coletariam materiais resistentes à natureza e depois doariam a alguma instituição. Assim, escolheram o Banco de Leite Humano da maternidade como ponto de destino.

“Então os alunos começaram a fazer as pesquisas, realizaram visitas ao Banco de Leite e descobriram como utilizam e qual a função dos potes de vidro. Além do impacto desses itens na natureza”, contou a professora.

Do mesmo modo, os estudantes interagem de maneira positiva ao projeto, coletando materiais, fazendo campanha com familiares e realizando pesquisas. Em contrapartida, a escola promove palestras sobre o impacto do lixo no meio ambiente com o objetivo de fomentar a consciência ecológica.

Como premiação e forma de incentivo, os alunos doadores ganham uma pulseira e pontos extras nas disciplinas.

Agosto Dourado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o mês de agosto para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro como qualidade do leite.

O aleitamento materno é importante para que o recém-nascido fique protegido de doenças e infecções. Na falta do leite da mãe, é imprescindível a doação do leite e armazenamento nos potes de vidro.

A escolha do pote de vidro com tampa de plástico para o armazenamento do leite materno é o ideal, porque o material não transfere substâncias nocivas aos bebês. Além disso, o vidro e o plástico não têm data específica para decomposição na natureza.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

4 minutos ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

50 minutos ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

1 hora ago

Jornalistas e criadores de conteúdo de Roraima podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede

Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…

2 horas ago

Violência digital: DPE-RR alerta sobre criação e compartilhamento de imagens íntimas falsas na internet

Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…

3 horas ago

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

4 horas ago