Boa Vista inicia esquema vacinal em dose única do HPV

Estudos técnicos e científicos apontam permanência dos anticorpos com apenas uma dose do imunobiológico

Boa Vista inicia esquema vacinal em dose única do HPV
Vacinas contra o HPV – Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

Após o Ministério da Saúde mudar a estratégia de vacinação contra o HPV (sigla em inglês para “Papilomavírus Humano”), a Prefeitura de Boa Vista iniciou a imunização em esquema de dose única, substituindo o modelo antigo de duas doses. O imunobiológico é recomendando para crianças e adolescentes com idade de 9 a 14 anos.

Com a mudança, o ministério recomenda a busca ativa para garantir a vacinação de jovens brasileiros com idade entre 15 e 19 anos, que ainda não tenham nenhuma dose do imunobiológico. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, as vacinas sempre passam por análises científicas e técnicas.

“Essa tomada de decisão, ao mudar o esquema vacinal de determinado imunobiológico, ocorre após estudos técnicos e científicos, ou seja, é uma decisão segura, como aconteceu com a Febre Amarela. São análises rotineiras e ficou comprovada a permanência dos anticorpos da vacina no organismo com apenas uma dose”, disse.

Para garantir a imunização, responsáveis de crianças e adolescentes devem apresentar caderneta de vacina e cartão do SUS ou então CPF. O público-alvo deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacina.

O HPV

O Papilomavírus Humano é uma infecção sexualmente transmissível muito comum. Ela geralmente é associada ao desenvolvimento de câncer de colo de útero, além de tumores, tanto em homens, quanto em mulheres. Dependendo da pessoa, o HPV não manifesta sinais no organismo humanos por meses e alguns casos, até anos.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x