Saúde

Casos de mpox no Brasil este ano já superam o total de 2023

De janeiro a agosto, o Brasil registrou 945 casos confirmados ou prováveis de mpox. O número supera o total de casos notificados ao longo de todo o ano passado, quando foram contabilizados 853 casos. Há ainda 264 casos suspeitos da doença. O Ministério da Saúde divulgou os dados por meio de informe semanal.

De acordo com o boletim, o Sudeste concentra a maior parte dos casos de mpox no país, 80,7% ou 763 do total. Os estados com maiores quantitativos de casos são São Paulo (487 ou 51,5%), Rio de Janeiro (216 ou 22,9%), Minas Gerais (52 ou 5,5%) e Bahia (39 ou 4,1%). Não houve registro de casos confirmados ou prováveis no Amapá, em Tocantins e no Piauí.

Dos municípios com maior número de casos confirmados e prováveis da doença estão São Paulo (343 ou 36,3%), Rio de Janeiro (160 ou 16,9%), Belo Horizonte (43 ou 4,6%), Salvador (28 ou 3%) e Brasília (20 ou 2,1%). Dentre os atuais 264 casos suspeitos de mpox no Brasil, o estado de São Paulo responde por 40,5%, com 107 casos.

Perfil

O perfil de casos confirmados e prováveis no Brasil, segundo o informe, continua sendo majoritariamente composto por pessoas do sexo masculino (897 ou 94,9%) na faixa etária de 18 a 39 anos (679 ou 75,7%). O país registrou apenas um caso na faixa etária até 4 anos. Até o momento, não foram registrados casos confirmados e prováveis em gestantes.

O ministério contabiliza ainda 69 hospitalizações por mpox (7,3% do total de casos), sendo 37 (3,9%) para manejo clínico e oito (0,8%) para isolamento, enquanto em 24 casos (2,5%) não foi descrito o motivo para a hospitalização. Além disso, cinco casos (0,5%) precisaram de internação em unidade de terapia intensiva (UTI).

De acordo com a pasta, o Brasil não registrou mortes por mpox no Brasil ao longo deste ano. O país também não notificou casos da nova variante 1b. A República Democrática do Congo, que enfrenta surtos da doença desde 2022, identificou a cepa primeira vez em setembro do ano passado.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Praça Linear na avenida dos Trabalhadores amplia espaço de lazer e convivências dos moradores

Obra tem mais de 800 metros de extensão e representa um importante investimento em urbanismo e infraestrutura

40 minutos ago

Roraima tem comando feminino inédito na Segurança Pública

Em seu primeiro dia como governador, Soldado Sampaio nomeia mulheres no comando da PM, Secretaria…

12 horas ago

Casal que estuprou e matou criança de dois anos é preso

Genitora afirmou que criança caiu da rede mas laudo médico constatou marcas de agressão física,…

14 horas ago

Polícia divulga imagem da principal investigada por tráfico de drogas em Caroebe

Edinaiana Francini da Silva Souza, 37 anos, é apontada como principal responsável pelo ponto de…

15 horas ago

Chacina do Cauamé: homem é condenado a 66 anos pela morte de sete jovens

Condenação ocorre 26 anos depois do crime; réu passou 19 anos foragido

19 horas ago

Gerente aciona polícia por importunação sexual em bar no Jardim Tropical

Homem investiu contra a vítima, tentando agarrá-la à força, com a intenção de beijá-la e…

21 horas ago