Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) - Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo
Jacinete Barbosa Souza recebeu diagnóstico de prolapso uterino grave e incontinência urinária. E desde março de 2024 ela aguarda uma cirurgia chamada de histerectomia total com slim. De acordo com seu filho e advogado, Adilson Souza, ela fez todos os exames e laudos e entregou no Centro de Referência de Saúde da Mulher. E mesmo assim, até hoje nada foi feio.
Desse modo, Adilson relatou que a mãe resolveu procurar a Justiça. E em resposta a um ofício enviado pelo juiz, a Secretaria de Saúde (Sesau) disse que não há registro da paciente na rede estadual. E que consta apenas uma solicitação no estado do Amazonas.
“Isso é injusto e totalmente fora da realidade. A verdade é que em abril de 2025, a minha mãe foi visitar a minha irmã em Manaus. E durante a viagem ela passou mal. Diante da situação e ela foi atendida por um ginecologista da rede pública do Amazonas, onde foi constatado novamente a gravidade do caso. Essa foi uma tentativa desesperada de atendimento, já que aqui em Roraima ela nunca foi chamada para uma simples consulta”, explicou.
Devido à demora, o problema de saúde de Jacinete vem, sobretudo, se agravando. Conforme o filho, o útero da mulher está exposto.
“Hoje o útero dela está visivelmente exposto provocando dores constantes, sangramento e risco sério de infecção. E mesmo com ordem judicial o Estado continua sem cumprir a determinação. Já passou mais de um ano e a saúde dela só piora. Diante disso, estamos pedindo ao juiz que determine a realização imediata da cirurgia. E caso não haja vaga no SUS, o procedimento seja custeado na rede particular”, indagou.
Além disso, Adilson reclama da omissão do Estado e diz que quer apenas que sua mãe tenha seus direitos garantidos.
“Minha mãe tem 64 anos e não pode continuar vivendo nessa situação por causa da omissão do Estado. A única coisa que queremos é que seja garantido o que está na constituição: o nosso direito à saúde e à dignidade”.
Em nota, a Sesau informou que responde as ações judiciais dentro dos autos do processo, no prazo estabelecido pelo juiz responsável, respeitando, assim, o sigilo das informações.
Por fim, explicou que, quaisquer informações acerca do processo, o demandante deve requerer junto à Sesau.
Fonte: Da Redação
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…
Prazo segue até 30 de junho. Processo é obrigatório para jovens do sexo masculino e…