Saúde

Criança Yanomami morre por falta de atendimento médico

Uma criança Yanomami de 3 anos morreu, nessa quarta-feira (17), na comunidade Xaruna, na TI Yanomami, por falta de assistência médica.

De acordo com Junior Hekurari, presidente do Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-YY), o menino apresentava sintomas de malária e pneumonia.

O polo base fica há cerca de duas horas de barco da comunidade onde a criança precisava de tratamento. No entanto, o menino não recebeu assistência, pois os médicos não tinham como chegar até o local por causa da falta de combustível para o barco.

Segundo os Yanomami da localidade Parima, não há combustível para os barcos desde o início do mês. Dessa forma, os médicos não têm como irem até as comunidades.

Saúde Indígena

Ainda nessa quarta-feira (17) o Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Governo Federal detalhe em até cinco dias a situação do povo Yanomami. Também solicitou que assegure condições mínimas às comunidades.

Além disso, no dia 15 deste mês, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e ao Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI Yanomami) um plano de reestrutura da saúde dos povos indígenas, que deve ser entregue em até 90 dias.

De acordo com o MPF, os órgãos receberam cerca de R$190 milhões para prestação de serviços nos últimos dois anos. Porém, a saúde indígena apresentou pioras “impressionantes” nos indicadores.

Quando se trata de mortalidade infantil, por exemplo, no início de 2021 o número foi de 133,3 mortes para cada mil nascimentos. Além disso, o que costuma vitimar muitas crianças da etnia é a malária.

Em menos de dois anos, foram registrados cerca de 44 mil casos da doença na população Yanomami, que é de 28 mil pessoas. Somente em 2020, a TI concentrou 47% de todos os casos de malária em TI´s brasileiras.

DSEI Yanomami

O Roraima em Tempo entrou em contato com Rômulo Pinheiro, diretor do DSEI Yanomami sobre a falta de gasolina nos barcos. No entanto, até a publicação desta matéria ele não respondeu.

Fonte: Da Redação

Fabiola Valentina

Recent Posts

Juíza eleitoral de Alto Alegre solicita relatório da Polícia Federal em ação que investiga compra de votos de prefeito e vice eleitos

Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi impetrada pelo partido Podemos

11 horas ago

“Leia Mais Roraima”: escritor roraimense lança projeto de incentivo à leitura de obras regionais

Objetivo é valorizar os escritores locais. Catálogo traz obras importantes como; A boca da noite”,…

12 horas ago

Forças Armadas destroem acampamentos e equipamentos usados no garimpo ilegal na Terra Yanomami

Missão durou três dias. Equipe apreendeu dispositivos de comunicação que auxiliavam pousos de aeronaves em…

13 horas ago

Em entrevista, desembargadora Tânia Vasconcelos fala sobre preparos do TRE-RR para as eleições 2024

Assunto foi abordado no programa Rádio Verdade da 93 FM, apresentado pelo jornalista Bruno Perez. Tânia…

13 horas ago

PRF: caminhoneiro apresenta documento falso à polícia e acaba preso na BR-174

Policiais pararam a carreta na Unidade Operacional da PRF e constataram que o CRLV continha…

15 horas ago

Concurso Unificado é adiado em todo o Brasil

Motivo são as fortes chuvas no Rio Grande do Sul que já contabilizou 31 mortes.…

15 horas ago