Saúde

Funcionários da Clínica Renal fazem paralisação e cobram pagamento de salários atrasados

Os profissionais da Saúde que atuam na Clínica Renal de Roraima iniciaram na manhã desta quinta-feira (14) uma paralisação para cobrar salários atrasados e pagamento do piso da enfermagem. Agora, a unidade, que é conveniada do Governo do Estado, funciona com apenas 30% dos funcionários trabalham na unidade, que é conveniada ao Governo do Estado.

Conforme a presidente do Sindicato dos Profissionais do Setor Privado de Saúde, Joana Gouveia, a paralisação ocorrerá por tempo indeterminado.

“A informação que a gente teve é que, só esse ano, é a terceira vez que está tendo esses atrasos […] Vale ressaltar que está atrasado as férias dos trabalhadores e o salário referente ao mês de novembro. Eles deram férias para os profissionais e não pagaram […] A paralisação segue até que todos os profissionais estejam com os seus salários em conta. Enquanto isso, a gente não vai cessar”, informou.

Dívida milionária

A reportagem teve acesso a um documento que mostra que o Governo do Estado ainda possui um débito de quase R$ 10 milhões com a Clínica Renal. Em outubro deste ano, a empresa enviou um ofício à Secretaria de Saúde para cobrar os valores, conforme o processo SEI de nº 20101.000398/2020.13.

A clínica chegou a suspender os atendimentos a pacientes crônicos em julho por causa da dívida. À época, a empresa enviou um documento à Sesau afirmando que não tinha mais recursos para manter os serviços.

Os pacientes foram transferidos para os hospitais do Estado, que ficaram sobrecarregados com a demanda devido a falta de estrutura.

Outro lado

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou que a manifestação refere-se ao pagamento de piso salarial da enfermagem por parte da empresa que presta serviço e que não há relação de responsabilidade direta por parte da pasta. Contudo, a secretaria não respondeu sobre os débitos em aberto.

O Roraima em Tempo também procurou a Clínica Renal para posicionamento e aguarda retorno.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

40 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

49 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

60 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago