Hospital de Caracaraí fica sem médicos e pacientes voltam para casa sem atendimento

Conforme denúncia, preocupação dos moradores da cidade é que, sem médicos, não há atendimento nem mesmo em casos de emergência

Hospital de Caracaraí fica sem médicos e pacientes voltam para casa sem atendimento
Hospital de Caracaraí – Arquivo/Roraima em Tempo

Uma denúncia anônima revelou nesta quinta-feira (17) que o Hospital de Caracaraí Irmã Aquilina está sem médicos para atender a população. A unidade é de responsabilidade do Governo do Estado.

O denunciante informou que o problema já ocorre há vários dias. “Há mais de uma semana isso. As vezes tem, as vezes não tem. Ontem tinha um, hoje não tem nenhum“, disse.

Além disso, a população recebe orientação para procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). No entanto, as UBSs atendem apenas por agendamento. Assim, os pacientes ficam completamente sem atendimento médico.

A preocupação dos moradores da cidade é que, sem médicos, não há atendimento nem mesmo de emergências. “Se tiver um acidente ou chegar algum paciente grave, morre porque médico não tem”, explicou o denunciante.

Em Boa Vista

Em Boa Vista, situação parecida ocorre na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. Familiares de uma gestante identificada como Janiele de Souza com quadro de epilepsia e com um coágulo na cabeça, entraram em contato com a reportagem nesta quinta-feira (17) para relatar que parte dos médicos da unidade suspenderam os atendimentos em razão do atraso em salários.

Conforme o relato de uma familiar que não quis ser identificada, a mulher está internada há três dias e aguarda pelo parto cesárea. É que devido a sua condição ela não pode ter dores extremas. Logo, a recomendação médica foi de que, quando completasse 38 semanas de gestação ocorresse a cesárea. Caso ela entre em trabalho de parto, haveriam riscos de vida, tanto para ela, quanto para o bebê.

Contudo, ao chegar na maternidade, os médicos disseram que só atenderiam casos de emergência. A razão era o atraso de três meses dos salários.

Citada

A reportagem procurou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que, por meio de nota, disse que está realizando processo de credenciamento de médicos para todas as unidades de Saúde do Estado. Além disso, está fazendo um dimensionamento da situação de cada município, a fim de que todos sejam atendidos, conforme a necessidade existente.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x