Saúde

Idosa internada com pneumonia denuncia falta de ar-condicionado no HGR

Devido a falta de ar-condicionado, Elizabete Bernard, de 60 anos, precisou levar um ventilador para o Hospital Geral de Roraima (HGR) para não passar a virada do ano no calor. Ela está internada na unidade desde o último dia 30, por conta de uma pneumonia.

“Eu fui internada no dia 30 com suspeita de pneumonia. Eu fui transferida para o bloco e estou em uma enfermaria. Tem central, mas não funciona. Está com defeito. Jamais pensava em passar por essa situação. Eu ouço as pessoas reclamando sobre isso e agora estou passando por essa situação”, disse.

Além disso, ela afirmou que o problema também acontece nas outras enfermarias. “Não é só na enfermaria que eu estou, e sim nas outras enfermarias também, sabe? Aí o que acontece? Tem que trazer os ventiladores das nossas casas”, destacou.

Outras denúncias sobre a falta de ar-condicionado

Em outubro do ano passado, a equipe de jornalismo da Rádio 93 FM, já havia denunciado a situação. Pacientes terminais enfrentavam o forte calor no hospital e também precisavam levar os ventiladores de casa.

“Meu paciente tem câncer terminal, ele é paliativo, tem outro aqui junto com ele e outro jovem também. Eles estão na mesma situação e nós queremos uma providência porque já faz mais de duas semanas a gente não está aguentando, tem pacientes aqui que tem ferida nas costas. A gente necessita da central por conta do calor e é o que ajuda os pacientes, e esse calor aqui faz eles adoecerem mais”, destacou, à época, uma das denunciantes.

Da mesma maneira, em dezembro de 2023, a filha de um paciente denunciou a falta de centrais de ar no Bloco F da unidade.

Conforme a mulher, que preferiu não se identificar, o problema já durava 10 dias. Ela e o pai sofriam com o calor que fazia no local.

Antigamente até que no corredor tinha uma centralzinha, um friozinho, que dava para a gente descansar, mas aí queimou também a do corredor. Então o corredor inteiro é quente”, explicou.

Na à época da denuncia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou que a causa do problema seria uma pane elétrica.

Citada

Por meio de nota, a Sesau informou que a climatização de parte dos setores afetados foi restabelecida e que equipes de manutenção permanecem no local tentando corrigir o problema.

Além disso, esclareceu que a situação ocorre por conta de instabilidade de energia que afeta o sistema de refrigeração, que é feito por meio de Fluxo de Gás Refrigerante Variável (VRF). Fazendo assim com que seja necessária a troca de peças do equipamento, que já teve solicitação e aguarda para o sistema operar

Por fim, destacou que já solicitou as peças para realizar a correção para que o sistema volte a operar em 100%.

Fonte: Rádio 93 FM

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Homem morre após receber descarga elétrica no CTG

Vítima estava trabalhando na instalação de equipamentos de luzes para uma festa que ocorreria neste…

14 minutos ago

Plano Clima: Governo lança consulta pública da Estratégia Nacional de Mitigação

Contribuições podem ser feitas por qualquer pessoa até 9 de maio, por meio da plataforma…

38 minutos ago

IFRR: Campus Amajari abre seletivo para curso de Técnico em Agroindústria

Conforme o edital, 80% da carga horária será ofertada de forma remota e 20% por…

17 horas ago

Brasil está entre os cinco países mais procurados por viajantes internacionais para férias entre abril e junho

Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 61% nas buscas…

17 horas ago

Projeto de alfabetização transforma hiperfoco em inspiração para crianças com autismo

Na Rede Municipal de Ensino de Boa Vista, alunos como Alfredo, de 8 anos, viram…

19 horas ago

Operação GTA: Polícia Civil apreende adolescentes que ameaçavam policiais militares que atuam em escolas públicas

Investigação teve início a partir de registros de oito Boletins de Ocorrência e dois Boletins…

23 horas ago