Dia D: moradores do Senador Hélio Campos recebem ação de combate ao mosquito transmissor da dengue

Previsão é que os agentes visitem, em média, 1.500 imóveis ao final do Dia D

Dia D: moradores do Senador Hélio Campos recebem ação de combate ao mosquito transmissor da dengue
Foto: Fernando Teixeira/SEMUC

Em alusão ao “Dia D” de Combate à Dengue, celebrado nacionalmente em 19 de novembro, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, iniciou ontem um mutirão com cerca de 80 Agentes de Combate às Endemias (ACE), no bairro Senador Hélio Campos. A ação faz parte do compromisso contínuo da prefeitura em eliminar focos do mosquito da dengue (Aedes aegypti) e reforçar as medidas de prevenção junto à população.

No último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, divulgado em outubro, o município de Boa Vista foi apontado como de médio risco de transmissão de Dengue, Zika, Chikungunya e outras arboviroses, resultando na média de 2,5% do Índice de Infestação Predial no Município. O Senador Hélio Campos ficou entre os bairros com maior índice.

A diretora da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, Maria Fernanda Martins, reforçou que o alinhamento entre o município e os moradores garante um impacto mais significativo na prevenção e no controle dos focos do mosquito. “Até semana que vem, estaremos aqui passando de casa em casa fazendo o controle e orientando os moradores. Por isso, pedimos que eles recebam os agentes e colaborem com o movimento”, disse.

Atenção

A prefeitura promove ações de eliminação de criadouros do mosquito durante todo o ano. Equipes de vigilância fazem visitas domiciliares semanais, bloqueio vetorial para todos os casos notificados, controle em pontos estratégicos e monitoramento do mosquito Aedes aegypti. Além disso, as Unidades Básica de Saúde (UBS) estão preparadas para identificar as diferentes arboviroses. Por isso, é importante manter a casa livre do mosquito. Caso sinta febre ou qualquer outro sintoma suspeito, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.

“Cuidando da gente e dos nossos”

O ambulante Antônio de Freitas, de 53 anos, é morador do Senador Hélio Campos há 15 anos, onde vive com a esposa Josete e dois cachorros. Em sua casa, o quintal cheio de plantas mantém a aparência de receber cuidados constantes. Ele contou que desde que mora na casa, sempre atendeu os profissionais por entender a importância. “A gente faz nossa parte e tenta manter o mais limpo possível porque já tivemos Dengue e sabemos o que ela causa”, comentou.

Conforme a esposa Josete, a principal preocupação está para além dos muros da sua casa. “Tem vizinho que não tem o mesmo cuidado que a gente, né. Então, receber os agentes já ajuda a cuidar daquilo que a gente não vê. A gente já sabe que a tigela do cachorro deve ser trocada todos os dias, por exemplo, mas eles sempre têm alguma outra orientação ou instrução para nos ajudar”, falou.

Prevenção ao mosquito da dengue

  • Verificar diariamente a parte interna e externa de imóveis e eliminar criadouros;
  • Manejo e destinação correta do lixo doméstico produzido nos imóveis;
  • Manter bem fechado todos os recipientes que sirvam como depósito de água;
  • Trocar diariamente a água dos animais de estimação, lavar e higienizar os recipientes;
  • Esvaziar diariamente os recipientes que possam servir como pingadeiras das centrais de ar-condicionado e,
  • Telar os suspiros das fossas sépticas, verificar se não há brechas ou rachaduras nas tampas, ou laterais, pois o mosquito se prolifera também dentro das fossas.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x