Mulher espera há 4 anos por cirurgia na vesícula no HGR

Paciente descobriu uma pedra na vesícula em 2016. Sesau afirma que ela fará uma nova consulta

Mulher espera há 4 anos por cirurgia na vesícula no HGR
Paciente aguarda na fila de espera há quatro anos – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo

A secretária do lar Suely Ales, de 40 anos, espera há quatro anos por uma cirurgia na vesícula no Hospital Geral de Roraima (HGR). A denúncia foi feita à Rádio 93 FM nesta sexta-feira (10).

Suely descobriu uma pedra na vesícula em 2016. Desde então, sofre com fortes dores e enfrenta dificuldades para trabalhar.

“Eu sinto muitas dores, tenho muitas crises. Ninguém merece viver com dor. Quando tenho crises, falto morrer de gritar e chorar. Minha barriga fica muito inchada, passo vários dias assim”, relata.

Segundo a paciente, depois de passar por diversos exames, ela foi até o HGR em 2017 para agendar a cirurgia. No entanto, não foi chamaram da lista de espera.

“Até hoje, nada. Eu vou lá e falam que não tem material, e também devido à pandemia. Mas já são quatro anos, é muito tempo”.

Suely relatou, ainda, que também espera há um ano para fazer uma ressonância magnética, mas foi informada pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) que o aparelho está quebrado.

“Esses dias fui lá na Sesau e falaram e que o aparelho [de ressonância] está quebrado. Há um ano quebrado? A gente morre e o exame não sai”, finalizou.

Citados

À Rádio 93 FM, a Sesau afirmou que Suely passará por consulta com o cirurgião geral, na Clínica Médica Especializada Coronel Mota, na próxima terça-feira (14), às 7h, para que seja reavaliado o quadro de saúde.

Sobre a ressonância magnética, a Sesau informou que “estão sendo realizados pela clínica conveniada ao SUS, no entanto a máquina responsável por realizar o exame entrou em manutenção. Entretanto, os agendamentos continuam sendo feitos pela Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle, na sede da Sesau”.

Fonte: Rádio 93 FM

0
Would love your thoughts, please comment.x