Familiares de paciente Jeová Barros, 47 anos, procuraram a reportagem para denunciar que ele aguarda há quase um mês para realizar uma cirurgia no Hospital Geral de Roraima (HGR).
Conforme a família, Jeová foi diagnosticado com pedra nos rins e em janeiro deu entrada na unidade com fortes dores, mas foi liberado em seguida. Já no dia 18 ele voltou ao HGR, e novamente recebeu alta.
Depois disso, o paciente retornou ao hospital e aguarda pelo procedimento que não ocorreu devido à falta de material e de médicos.
Esdras Tavares, amigo de Jeová, tem acompanhado a situação e explica que o quadro de saúde do paciente é grave. Por isso, ele precisa com urgência da cirurgia.
“Ele vem tendo fortes crises. Uma das pedras está se deslocando para as vias urinárias, o que pode causar o atrofiamento do rim, e posteriormente a perda do órgão”, disse.
Família cobra cirurgia
De acordo com Esdras, o paciente perdeu um rim em um caso semelhante no HGR. Com isso, após solicitar da unidade o atendimento, os servidores informaram que não havia material e médico para realizar a cirurgia. Ele explica ainda que recebeu orientação para acionar a Justiça.
Diante do problema, a família de Jeová procurou a rede particular para tentar marcar a cirurgia, mas o alto custo de cerca de R$19 mil inviabilizou o procedimento.
Conforme Esdras, Jeová continua internado no HRG e sem previsão para marcar a cirurgia. Diante disso, ele critica a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Governo do estado por não solucionarem o problema.
“Era uma situação fácil de resolver. O governo diz que tem bilhões, mas não resolve esses problemas. Eu falo pelo Jeová, mas lá dentro [do HGR] há várias pessoas na mesma situação”, disse.
Sesau
A Secretaria de Saúde informa que estranha o fato citado uma vez que o Hospital Geral de Roraima está abastecido com material médico hospitalar, o que tem possibilitado a realização de cirurgias de urgência e eletivas todos os dias no Hospital.
Ressalta que ao checar sobre a situação do paciente Jeová Barros Silveira foi confirmado que ele está sendo acompanhado pela equipe multiprofissional do Hospital Geral de Roraima, enquanto é preparado para o procedimento cirúrgico.
A gestão reitera que tem realizado de forma contínua a aquisição de materiais e insumos necessários para reforçar ainda mais a realização de procedimentos cirúrgicos no HGR.
Fonte: Da Redação, Rádio 93 FM