Paciente fica cego após cirurgia ocular no HGR, diz denúncia

Homem chegou a procurar por especialista em clínica particular, que o informou de que ele precisa de um transplante de córnea para voltar a enxergar

Paciente fica cego após cirurgia ocular no HGR, diz denúncia
Foto: Arquivo pessoal

Após sofrer um acidente de trabalho, o paciente Raimundo Nonato de Oliveira passou por três cirurgias oculares no Hospital Geral de Roraima (HGR). Agora, cego de um olho, ele relatou que o problema começou depois do primeiro procedimento.

“Eu não estava enxergando 100%, mas como eu entrei enxergando e saí cego? […] o grampo de cerca não furou o meu olho, isso foi na hora da cirurgia”, disse o homem.

Após a segunda cirurgia, Nonato resolveu procurar um especialista em uma clínica particular. Na consulta, o profissional informou que ele precisa de um transplante de córnea para voltar a enxergar. “Ele disse: ‘o que te cegou foi esse ponto que está no seu olho’ […] Aí eu falei ‘pois é, doutor, mas o que eu quero saber é se eu vou voltar a enxergar’, e ele disse: ‘cara, está difícil. Pelo que eu estou vendo, vai precisar de um transplante de córnea'”, contou.

A médica do HGR pediu para que Raimundo retornasse para outra avaliação. Na ocasião, ela disse que precisaria fazer mais uma cirurgia. “Ela falou: ‘eu vou fazer outra cirurgia em você’, aí eu falei ‘mas por que outra cirurgia?’ e ela falou: ‘porque seu ponto rompeu'”, relatou.

Mesmo após os três procedimentos cirúrgicos, o problema não foi resolvido. Nonato disse ainda que já tentou conseguir os prontuários das duas primeiras cirurgias dele, o que ainda não o forneceram.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para posicionamento. Por meio de nota, disse que qualquer reclamação sobre problemas na prestação de serviços deve ser comunicada Ouvidoria Geral do SUS  para que a pasta tome as devidas providências. Disse também que não consta nenhum relato sobre o caso na ouvidoria do HGR.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x