Psicóloga fala do retorno seguro e saudável às escolas

Além dos cuidados sanitários, psicóloga orienta sobre o emocional

Psicóloga fala do retorno seguro e saudável às escolas
Alunos de escola municipal em Boa Vista – Foto: Divulgação/PMBV

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, as escolas começam a se mobilizar para a retomada das aulas presenciais. A Prefeitura de Boa Vista anunciou o retorno na rede municipal de ensino para dia 13 de setembro. A medida vale para alunos de 2º ao 5º ano.

Além dos protocolos sanitários preconizados por órgãos ligados à saúde, a psicóloga Hismayla Pinheiro orienta sobre o cuidado com o emocional.

Ela afirma que toda a mudança repentina imposta pela pandemia como a rotina das famílias nas escolas e no trabalho, provocou ansiedade nas pessoas.

“Todas essas mudanças vieram carregadas de um aumento significativo nos níveis de ansiedade, medo, incerteza, insegurança e até mesmo alguns casos de depressão. Vale ressaltar o quanto a educação socioemocional é importante neste período para que a volta às aulas seja o mais saudável e leve possível”, destacou.

Hismayla destaca ainda que é necessário trazer um olhar de ressignificação para tudo o que os brasileiros viveram e ainda vivem no isolamento social.

Segundo a psicóloga, família e escola podem ser aliadas para tornar esse retorno mais assertivo. Ressaltou ainda que a comunicação objetiva e acolhedora é fundamental para fortalecer os vínculos e estreitar essas relações.

“É importante que a família perceba a escola como aliada nos cuidados com seus filhos e que ela se sinta convidada a assumir comportamentos preventivos também dentro de suas próprias casas, desde o momento em que seu filho se prepara para ir à escola, até sua chegada após a aula. Essa atenção é imprescindível para os cuidados psicológicos dos seus filhos” disse.

Psicóloga Hismayla Pinheiro escreve a coluna semanal Momento Terapia no Roraima em Tempo

Na escolas da capital

De acordo com a prefeitura, inicialmente os pais ou responsáveis serão convidados a irem às escolas para a fase de acolhimento com rodas de conversa. A ação terá início nesta segunda-feira (8).

Para as aulas presenciais, o Executivo Municipal vai adotar o método híbrido e escalonado. Metade da turma terá aula presencial, enquanto a outra metade ficará com ensino remoto. Os dois grupos serão alternados semanalmente.

As escolas distribuirão máscaras para servidores e alunos, bem como viseiras de proteção facial para professores. As unidades também disponibilizarão álcool em gel nos ambientes escolares e termômetros.

No âmbito estadual

No dia 26 de julho, a Secretaria de Estado de Educação divulgou que deveria retomar as aulas presenciais em setembro, mas ainda não informou a data. Contudo, a secretaria afirmou que também adotará o formato híbrido e escalonado.

Por Rosi Martins

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x