Psicóloga fala sobre efeitos da positividade tóxica na saúde mental

Quem é adepto desse pensamento rejeita as emoções negativas e só foca no lado positivo

Psicóloga fala sobre efeitos da positividade tóxica na saúde mental
Positividade tóxica mascara realidade das pessoas – Foto: Oatawa/iStock

A chamada positividade tóxica tem contagiado as redes sociais. O comportamento ganhou espaço com as hashtags #GoodVibesOnly (apenas boas energias), que já conta com mais de 14 milhões de menções no Instagram.

Dessa forma, quem é adepto desse pensamento rejeita as emoções negativas e só foca no lado positivo. Mas por que isso pode ser ruim?

Conforme a psicóloga Hismayla Pinheiro, ver apenas o lado bom pode fazer com que o cérebro fique resistente aos acontecimentos do dia a dia.

“A positividade tóxica vem acompanhada de frases como: ‘mas pense pelo lado positivo’, ‘você atrai o que você emana’, ‘se isso aconteceu, é porque está vibrando nessa frequência’. Por mais que a atitude positiva seja importante para tornar rotinas mais leves, não podemos negligenciar as emoções negativas. Elas fazem parte da vidas”, diz.

Ela fala que o problema pode adoecer a mente e o físico. “Torna-se preocupante quando se quer esconder esses sentimentos ruins na mente, o que pode levar à somatização no corpo”, completa.

Redes sociais

É comum que nas redes sociais haja posts apenas de momentos felizes, mesmo que não sejam a realidade como um todo. Por isso, muitos não têm uma boa relação com a vida na internet.

Porém, a psicóloga fala que dá para usar as redes de maneira leve e sem causar danos à saúde mental.

“As redes sociais são perfeitas para estimular a positividade tóxica. Aqueles que venceram essa situação se desligaram das negatividades e produziram conteúdos mais reais, empáticos e consistentes sobre os sentimentos negativos. Ou seja, existe uma forma saudável de ocupar esse espaço”, diz.

Positividade tóxica x Otimismo

Além disso, é importante saber a diferença da positividade tóxica de uma atitude otimista. Não é errado pensar de maneira positiva.

A principal diferença é que a positividade tóxica não leva em consideração a individualidade humana, bem como os problemas sociais, e cala as emoções.

“O otimismo sugere que tenhamos que lidar com as emoções negativas para chegar a uma nova perspectiva na busca pela felicidade”, diz.

Dicas

No entanto, dá para se livrar dessa situação ruim. Ela fala algumas dicas para ajudar nisso:

  • se aceitar e ter o autoconhecimento. A psicoterapia ajuda a entender os defeitos e virtudes e as fragilidades;
  • fazer terapia é uma ferramenta excelente para quem busca o autoconhecimento. Quando se fala em positividade tóxica, se conhecer é a melhor arma;
  • se afastar de pessoas que não têm empatia pelo sofrimento emocional. Essa atitude é de coragem e precisa ser tomada urgente. Procure estar perto de pessoas que fazem você se sentir bem.

Por Samantha Rufino

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x