Secretários de Meio Ambiente da região Norte se reúnem em Boa Vistas para debater educação pela sustentabilidade

Primeiro dia de evento no Teatro Municipal teve a posse do secretário de Meio Ambiente de Boa Vista, Alexandre Santos, como coordenador regional Norte do Fórum CB27

Secretários de Meio Ambiente da região Norte se reúnem em Boa Vistas para debater educação pela sustentabilidade
Secretários de Meio Ambiente no ICLEI Amazônia – Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Boa Vista foi a capital escolhida para o 3º Encontro Regional do ICLEI na Amazônia. Nesta terça-feira (19), secretários municipais de Meio Ambiente da região Norte se reuniram no Teatro Municipal para iniciar o debate sobre soluções inovadoras que visam o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O evento ocorre até quinta-feira (21).

Durante o encontro, o secretário Alexandre Santos, responsável pela pasta em Boa Vista, foi empossado como coordenador regional Norte do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). A nomeação é definida de acordo com os integrantes do Fórum e se destacam os representantes das cidades com ações de preservação ambiental bem-sucedidas.

“Essa nomeação mostra como Boa Vista é um exemplo de desenvolvimento sustentável. Ter um representante da prefeitura na coordenação do Norte próximo à 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) é uma oportunidade para fazer com que outras cidades conheçam e pratiquem as ações já ativas na nossa capital”, disse Alexandre.

Investimento

Boa Vista investe em soluções sustentáveis para diminuir os impactos ao meio ambiente. A exemplo da energia solar que abastece os prédios públicos e projetos de produção agrícola no município; a instalação de iluminação pública de LED – mais eficiente, econômica e menos poluente; além da educação ambiental promovida em escolas e projetos sociais da prefeitura, entre outras iniciativas. 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de João Pessoa e coordenador nacional do Fórum CB27, Welison Silveira, o evento desperta o olhar da sociedade. “A urbanização sustentável envolve diversos fatores, como orçamento, planejamento estratégico e o envolvimento de outras secretarias que também participam de forma interdisciplinar, como mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e muito mais”, disse.

A professora-doutora do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Priscila Vasconcelos, ministrou a palestra de abertura para as discussões. Ela abordou a governança climática, que busca encontrar soluções a partir do trabalho conjunto entre os governos locais, nacionais e internacionais.

“No atual momento em que vivemos, trabalhar essa temática no extremo Norte do Brasil é necessário. Trazer a academia para essa discussão é uma oportunidade de trocar conhecimento e experiência entre gestores e pesquisadores. As outras cidades podem conhecer a nossa realidade e adaptar os nossos métodos de sustentabilidade, apresentados durante o encontro para a sua própria cidade”, contou.

Também participaram da reunião: Christiane Ferreira da Silva, secretária de Meio Ambiente de Belém (PA); Aldenira Queiroz, representante da Secretaria de Meio Ambiente de Manaus (AM); Marcos Cardoso, representante da Fundação de Meio Ambiente de Palmas (TO), Ana Karolina Soeiro, representante da Secretaria de Meio Ambiente de São Luís (MA) e Leonardo Madeira, representante da Secretaria de Meio Ambiente de Teresina (PI).

ICLEI

Sigla para International Council for Environment Initiatives (“Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais”, em tradução livre), o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, contribui com políticas de sustentabilidade e impulsiona ações locais para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. O ICLEI América do Sul conecta seus mais de 100 governos associados em oito países.

Fórum CB27

O fórum reúne secretários responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e do governo do Distrito Federal. O objetivo é fortalecer a ação coordenada das Secretarias de Meio Ambiente. Além de promover o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e o avanço em agendas ambientais de vanguarda. 

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x