Vacinação em Boa Vista - Divulgação: Agência
A cobertura vacinal contra o sarampo em Roraima atingiu 65,70% do público-alvo em 2021. O índice é inferior à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) que corresponde a 95%.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou os dados nesta sexta-feira (29) durante coletiva de imprensa.
Nessa quarta-feira (27), a Sesau confirmou um caso de sarampo em Boa Vista. O paciente é uma criança brasileira do sexo masculino, de 1 ano e 1 mês. A criança estava com o esquema vacinal para sarampo em atraso. Pois apresentava somente a dose zero da vacina tríplice viral, feita aos seis meses de idade.
Conforme a Sesau, a notificação do caso ocorreu no dia 25 de março. Entretanto, o primeiro sintoma foi identificado no dia 23 do mesmo mês. Ao todo, 39 pessoas tiveram contato com a criança, sendo 4 deles vacinados após o monitoramento.
Após a confirmação do caso, a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) emitiu alerta aos municípios.
Isso ocorre devido ao levantamento indicar que a vacinação tem apresentado baixos níveis desde 2019. Neste ano o estado confirmou um caso da doença, de acordo com a Sesau.
Desde então, mais de 40 casos foram descartados em Roraima. É o que explica o diretor de departamento de vigilância epidemiológica, José Vieira.
“Em 2020, tivemos cinco casos notificados e em 2021 foram 35 casos. E a maior parte deles se concentra na capital, onde temos a maior população do estado”.
De acordo com médica infectologista, Soledade Garcia, os números são um alerta aos municípios para a melhoria da cobertura vacinal.
“Se tiver um caso confirmado e não fizermos todas as medidas pertinentes para interromper a cadeia de transmissão, vamos ter casos secundários e pode gerar até mesmo um surto[…] é importante que ocorra uma melhoria desses dados para alcançar pelo menos a meta do MS”, disse.
O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Sarampo ocorre neste sábado (30) para idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.
Do mesmo modo, as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), que estão no grupo da segunda etapa da campanha já começam a receber a vacina neste dia.
No estado, 13 municípios participam da campanha nesta data. Em Boa Vista, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) estarão aplicando as vacinas em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), bem como em dois pontos drive-trhu. Nesse sentido, confira aqui os locais e horários.
Fonte: Da Redação
Com assistência técnica e consultorias em gestão, projeto do Sebrae Roraima ajuda agricultores a aumentar…
Resolução do CNE definiu parâmetros para que unidades respeitem a lei
Projeto de lei equipara a misoginia ao racismo, que é um crime inafiançável e imprescritível
Estudo revela elevado grau de vulnerabilidade social dos estudantes
País terá ainda a Semana Nacional da Ética e da Cidadania
Durante pronunciamento na Câmara Municipal nesta terça-feira, 14, Bruno Perez afirmou que o aumento desses…