Agentes de combate às endemias realizam mutirão de combate ao Aedes aegypti em Boa Vista

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, ações vão ocorrer semanalmente, às quartas, sextas e sábados em bairros que apresentaram maior risco de infestação do mosquito

Agentes de combate às endemias realizam mutirão de combate ao Aedes aegypti em Boa Vista
Foto: Divulgação PMBV

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), por meio da Coordenação de Combate e Controle às Endemias, deu início ao mutirão de combate ao Aedes aegypti na manhã desta sexta-feira (24), no bairro Asa Branca. Cerca de 80 agentes de endemias estão envolvidos na ação, que continua neste sábado, (25).

De acordo com a Prefeitura, o mutirão é uma das respostas estratégicas ao resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que mostrou Boa Vista com alto índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zyka, Chikungunya e Febre Amarela (apenas em zona urbana), conforme explicou o coordenador de endemias, Washington Alves de Sousa.

“Novas ações de combate são planejadas e executadas no município. O mutirão que estamos iniciando hoje vai ocorrer semanalmente às quartas, sextas e sábados, nos bairros que apresentaram maior risco de infestação do mosquito. Às segundas, terças e quintas faremos os bloqueios mecânicos, também realizados pelos agentes”, disse.

Colaboração com os agentes

Do mesmo modo, o metalúrgico Miguel Magalhães é morador do bairro Asa Branca há mais de 20 anos e sempre faz questão de colaborar com o trabalho dos agentes. “A gente não tem o conhecimento que eles têm sobre essa proteção em casa e não conhecemos todos os criadouros do mosquito. Eu sempre atendo, aprendo com eles e então aproveito para parabenizar a Prefeitura por esse cuidado com a gente”, falou.

Quem também abriu as portas para receber a equipe foi o Sebastião Quadros, que mora há mais de 30 anos no bairro. Além disso, contou que apesar de saber os cuidados que deve ter, muitas vezes esquece de dar atenção ao quintal e possíveis criadouros, como plásticos, pneus, tigela de água dos animais, garrafas, sacolas e qualquer outro material que acumule água.

“Eu quero parabenizar a Prefeitura pelo trabalho e pelo tratamento que as equipes têm com a gente. O prefeito Arthur dá uma atenção especial nessa época da chuva. A gente vê isso nas fiscalizações e nessas visitas que sempre ocorrem. Fica aqui meu agradecimento ao prefeito e toda a equipe que está hoje aqui no bairro”, destacou.

Saiba como proteger sua casa e sua família

  • Verificar os quintais pelo menos uma vez na semana para eliminar possíveis criadouros
  • Fazer o armazenamento e também destinação correta do lixo doméstico
  • Manter fechados os todos os recipientes que servem como depósito de água
  • Trocar diariamente a águas dos animais, lavando e higienizando os recipientes
  • Por fim, esvaziar diariamente os recipientes que possam servir como pingadeiras das centrais de ar condicionado.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x