Após votar contra calamidade por Covid, deputado é barrado em hospital do governo

Dhiego Coelho foi impedido de fiscalizar o Hospital de Campanha

Após votar contra calamidade por Covid, deputado é barrado em hospital do governo
Deputado foi impedido de fiscalizar hospital público – Foto: Reprodução

Após votar contra a prorrogação da Calamidade Pública, aprovada nesta terça-feira (08) por 17 votos a pedido do governador Antônio Denarium (PP), o deputado Dhiego Coelho (PTC) foi até o Hospital de Campanha para registrar se haviam pacientes internados na unidade. Durante a visita, houve uma tentativa, por parte de um segurança e da diretora do hospital, de barrar o deputado de ir até o restante dos leitos.

Mas em 10 minutos de visita foi possível registrar blocos, leitos e salas vazios. Em um dos leitos o deputado encontrou dois pacientes internados por outros motivos. Um com a perna quebrada e outro com problema no olho. Nesse sentido, ambos aguardam vaga em outro hospital do Estado. 

Dados do próprio governo mostram que os casos de Covid-19 e de internações caíram bastante. Mesmo assim, 17 deputados aprovaram a manutenção da Calamidade até dezembro. Isso quer dizer que Denarium poderá usar mais de R$ 1 bilhão de reais sem licitações ou fiscalização.

Escândalo dos respiradores

No início da pandemia, o Governo de Roraima já havia comprado mais de R$ 6 milhões em respiradores superfaturados. Logo depois disso, o Ministério Público e a Polícia Federal investigam a compra de máscaras, álcool em gel, bem como outros materiais por valores exorbitantes. Todos acima do valor de mercado. 

Por isso, a PF desencadeou a operação Desvid 19. Ficou constatada ainda a influência de parlamentares como Mecias de Jesus (Republicanos), Jhonatan de Jesus (Republicanos), Chico Rodrigues (DEM) e Telmário Mota (PROS) na Secretaria Estadual de Saúde.

Em 2020, esse mesmo hospital foi utilizado na campanha eleitoral do candidato Ottaci Nascimento (SD). À época, Denarium, Jalser Renier (que era presidente da Assembleia Legislativa), assim como mais de 20 deputados estaduais usaram a implantação da área para se aproveitarem politicamente. Na ocasião, Ottaci perdeu para o candidato apoiado por Teresa Surita (MDB), Arthur Henrique (MDB).

Bruno Perez/ Especial para o Roraima em Tempo

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x