Ações e iniciativas sustentáveis da Prefeitura de Boa Vista são destaques no 3° Encontro Regional do ICLEI na Amazônia

São diversas iniciativas nas áreas de educação, social e meio ambiente, tendo como principal foco a sensibilização da sociedade

Ações e iniciativas sustentáveis da Prefeitura de Boa Vista são destaques no 3° Encontro Regional do ICLEI na Amazônia
Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

Ações e iniciativas sustentáveis desenvolvidas pela Prefeitura de Boa Vista foram destaques na programação do segundo dia do 3° Encontro Regional do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, que segue até esta quinta-feira, 21. Foram abordados desafios e oportunidades da educação ambiental, práticas em prol do meio ambiente nas capitais e o envolvimento da cultura para unir a população no enfrentamento às mudanças climáticas.

Outro momento importante foi uma roda de conversa envolvendo representantes que integram cidades da Amazônia Legal, com foco em esforços locais rumo à 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em 2025, na cidade de Belém, no Pará.

Conforme o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Boa Vista, Alexandre Santos, que nesta última terça (19), tomou posse como coordenador regional Norte do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), essas discussões e troca de experiências são essenciais para a preservação e desenvolvimento da Amazônia como um todo. Ele destacou que Boa Vista tem muito a contribuir para a COP 30.

“Boa Vista já possui cases de sucesso. A exemplo do nosso Plano de Resíduos Sólidos, que se tornou lei e que será sinônimo de sustentabilidade e geração de renda. Além disso, estamos construindo dois ecopontos, que em breve serão entregues. Lá vamos trabalhar a coleta seletiva, contribuindo para a conscientização ambiental da sociedade. E mostrando para as pessoas, o valor agregado que esse descarte representa”, explicou o secretário.

Iniciativas sustentáveis que fazem a diferença

No hall de entrada da sala Teatro Escola, no Teatro Municipal, estandes com algumas iniciativas sustentáveis, desenvolvidas na área social e de educação, em Boa Vista, estiveram à disposição dos participantes do evento. Em várias escolas da capital, por exemplo, crianças têm a oportunidade de integrar projetos que sensibilizam os pequenos sobre a importância de cuidar do meio ambiente para o futuro do planeta.

Entre esses projetos está a “Cozinha Pedagógica”, desenvolvida na Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes. Por lá, os alunos aprendem diversas receitas saudáveis, tendo como base o reaproveitamento de alimentos, como cascas de fruta. Outro destaque da unidade é uma praça com equipamentos alimentados por energia solar. Na oportunidade, as crianças construíram uma maquete e aprenderam sobre geração de energia limpa e sustentável.

“As crianças precisam ser protagonistas do aprendizado enquanto exploram diversos espaços e adquirem conhecimento. Trabalhamos educação ambiental, financeira e a sustentabilidade em vários projetos com os alunos, que já foram premiados diversas vezes. Elas brincam, aprendem e levam isso para os familiares em casa também. Assim, alcançamos todas as idades”, frisou a secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales.

Sustentabilidade na área social

A Prefeitura de Boa Vista também investe na educação ambiental dos integrantes de projetos sociais. I Dedo Verde e a Oficina de Educação Ambiental e Compostagem do Crescer, participaram do evento para demonstrar o que eles aprendem durante as atividades.

“Discutimos o meio ambiente com jovens, crianças e idosos em atividades práticas de conscientização ambiental para gerar mudanças positivas”, disse a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez.

Programação segue nesta quinta (21)

Hoje os participantes do evento farão uma visita técnica ao Parque Ecológico Bosque dos Papagaios. A área de preservação ambiental hoje abriga mais de 50 espécies de aves e mamíferos da fauna amazônica. Além disso, também conhecerão o Centro de Compostagem e Resíduos Orgânicos de Boa Vista, que converte resíduos sólidos em adubo para uso na agricultora familiar.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x