
O Instituto Boa Vista de Música (IBVM), em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, apresenta nesta quinta-feira (10) mais uma edição da Noite do Jazz,. O evento acontece a partir das 20h no Teatro Municipal – Sala Roraimeira.
A Banda Realce é quem ficará responsável por conduzir o público. Vai ter canções de grandes ícones desse gênero musical envolvente, como Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Louis Armstrong, Charles Mingus e muitos outros.
Atualmente, a banda é composta por: Regina Lima (vocal), Diel Cunha (piano), Glemerson Vales (bateria), Vaderi Aquino (baixo) e Weskley Gean (guitarra). O evento ainda conta com as cantoras Lionella Edwards e Estefany Simplício e dos músicos Augusto Monteiro (sax), Cristiano Nascimento (trompete) e Johider Enrique (baixo acústico).
Sobre a noite do Jaz
Dessa forma, a “Noite do Jazz” é alusiva ao Dia Internacional do Jazz (30 de abril), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. Ela destaca a importância desse gênero musical e de seu papel diplomático na união de pessoas ao redor do mundo. E o IBVM sempre fomentou eventos com essa temática por meio de seus projetos.
Diel Cunha, pianista e coordenador da banda Realce, ressalta que o jazz e suas vertentes têm se fortalecido em Roraima por meio de bandas, festivais e projetos musicais instrumentais.
Isso devido ao caráter não apenas técnico desse gênero musical, como também histórico que carrega, desde a sua origem nos circuitos negros norte-americanos. Ele então mescla com outras estéticas, como foi o caso do Brasil (gerando a bossa-nova, por exemplo).
“O jazz vem carregado de uma história, de um grito por liberdade. Vale a pena você estudar, ler livros e assistir filmes que falem sobre a história do jazz e sua evolução. E esse atrativo que o gênero produz nas pessoas é justamente essa liberdade que o músico tem ao improvisar. Eu costumo dizer que o jazz é uma linguagem musical, onde há uma conversa entre os músicos sobre um tema musical. Isso é expressão”, disse o artista.
Por fim, para conferir a Noite do Jazz, basta adquirir os ingressos na plataforma Bilheteria Digital. Ou na bilheteria do Teatro Municipal (no dia do evento), aos valores de R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira). Mais informações acesse o site oficial https://ibvmrr.org.br e o perfil no Instagram @ibvmrr ou entre em contato pelo (95) 3625-5651.
Fonte: Da Redação