Construção de UBSs, creches e escolas, central de monitoramento, implantação do 6º ano: Arthur Henrique fala das conquistas para Boa Vista em 2023

Entrevista foi concedida ao apresentador Bruno Perez no programa Rádio Verdade da 93 FM

Construção de UBSs, creches e escolas, central de monitoramento, implantação do 6º ano: Arthur Henrique fala das conquistas para Boa Vista em 2023
Foto: Roraima em Tempo/Polyana Girardi

O prefeito Arthur Henrique (MDB), falou sobre as conquistas em diversas áreas para a capital durante o ano de 2023 em entrevista ao jornalista Bruno Perez, no programa Rádio Verdade da 93 FM, desta quinta-feira (28).

Para a educação o gestor destacou o crescimento da rede de ensino e a inauguração de creches e escolas.

“Este ano, inauguramos 10 creches e estamos ampliando escolas e construindo escola nova. Nosso desafio é ampliar o número de vagas, por isso estamos transformando escolas de pequeno e médio porte, em grande porte”, disse.

Assim, Arthur lembrou que a Prefeitura trouxe uma nova forma dos pais e responsáveis realizarem a matrícula das crianças. Agora o sistema é online. “Esse ano as matrículas de creche já aconteceram todas pelo aplicativo. 75% vieram pela aplicativo e as novas matrículas de pré-escola e ensino fundamental que acontecem em janeiro também serão online. No entanto, só as transferências que vão ser via Call Center”, ressaltou.

O prefeito também falou da implantação do 6º ano na rede municipal. “Será um processo gradativo. A gente passou a ter a necessidade de construir escolas de ensino fundamental em uma escola que adquirimos. Todas as crianças que estiverem no 6º ano vão passar para o 7º e vão se manter naquela escola até chegar no 9º ano. O mesmo vamos realizar em outras unidades que a gente começar a construir”, disse.

Saúde

Além disso, para a saúde, Arthur destacou o Hospital da Criança que é referência no Brasil.

Hoje, ele é um hospital municipal mas tem um caráter estadual e internacional. Estamos fazendo hoje um trabalho para reordenar os atendimentos com o apoio do Hospital Oswaldo Cruz, no entanto, a demanda tem crescido. Então, a gente tem fortalecido a saúde primária. Ouvimos do secretário Nacional de Atenção Básica, Nésio Fernandes, que Boa Vista é referência para o Brasil“.

Conforme o prefeito, a capital recebeu 153 novos médicos, por meio do programa Mais Médicos. Houve a ampliação das equipes de profissionais que atuam na Saúde da Família, bem no horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Como resultado ocorreu a inauguração de quatro UBSs. A última foi nessa quarta-feira (27), no bairro São Vicente. A unidade se chama Dr. Rômulo Ferreira da Silva, e está localizada na avenida Castelo Branco. “A unidade é central e atende pessoas de vários bairros populosos. A UBS dá condição para o profissional trabalhar bem e para que o paciente seja atendido com conforto”, disse Arthur.

Agricultura

Do mesmo modo, o prefeito ressaltou os ganhos para a agricultura que só cresce. Ele explicou que mesmo com o período das secas e com algumas dificuldades em áreas isoladas, a Prefeitura entrou em ação. “Estive com as cooperativas e aumentamos o valor em 75% que a gente subsidia e fornece no PMDA ouvindo os agricultores. Também retiramos algumas taxas que eles usavam para usar os maquinários o que foi positivo para eles. A Prefeitura custeia toda a manutenção dessas máquinas”, disse.

Arthur também falou que para 2024, já existem os insumos para fazer o plantio. “Os insumos já estão na Prefeitura e já começa o calcário das áreas dos agricultores em janeiro. Será um ano de safra recorde. Além de fornecer todo o equipamento que prepara a área de plantio, e ajuda na colheita, a gente também compra a produção para colocar na merenda. Usamos o recurso do Governo Federal e parte do nosso para fazer essa aquisição e ter merenda de qualidade”, explicou o prefeito.

Empreendedorismo

Do mesmo modo, para o empreendedorismo, Arthur destacou linha de crédito, e o fato da capital ter sido eleita um dos lugares mais livres para se trabalhar no país.

“Boa Vista recebeu este ano o prêmio da capital mais livre para se trabalhar no país. Então, temos 940 atividades de baixo risco e que dispensa alvará. Também existe a Agência de Fomento (Ame-BV) que capacita as pessoas e entrega um dinheiro para dar o ‘start’ no trabalho das pessoas. Logo, temos linhas de crédito de até R$ 25 mil reais e a agência acompanha, ela não apenas entrega o dinheiro”, explicou.

Segurança pública

Também teve investimentos na segurança pública. A Prefeitura investiu e o destaque foi a central de monitoramento, ferramenta tecnológica que serve para auxiliar no trabalho dos agentes de segurança.

“A equipe consegue monitorar a cidade inteira e pelo rádio a gente consegue dar missões dos agentes para que eles façam as atividades. Então, hoje temos uma cidade totalmente monitorada com câmeras de última geração. Elas fazem leitura de placa e veículo. Hoje conseguimos dar suporte para a Polícia Civil e todas as entradas da cidade estão mapeada, incluindo as principais praças” disse.

Além disso, Arthur disse que em 2024, ele vai até o Ministério da Justiça O objetivo é conseguir mais recursos para adquirir mais câmeras para a cidade. “O intuito é ampliar [o monitoramento] a parte mais cara já fizemos com recurso próprio. Agora vamos fazer a ampliação”.

Infraestrutura

O prefeito comentou as obras de infraestrutura pelas ruas da cidade, como por exemplo no João de Barro e Murilo Teixeira. Sobretudo, a capital também recebeu iluminação Led, e a proposta para ano que vem é que as luzes alcancem a BR-174. “Tem mais um projeto que está em licitação, que é a iluminação da BR-174. Vamos fazer a iluminação desde o trevo até o Anel Viário. Além de que toda a parte que tem iluminação será trocada”, explicou.

Por fim, para as obras de infraestrutura e de drenagem, Arthur Henrique disse que existem novos recursos que vão ser aplicados em bairros considerados em situação mais grave.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x