Inmet: Boa Vista teve chuvas acima do normal em junho

Precipitação média para o período é de 335,7 milímetros. Até o momento, choveu 411,8 milímetros na cidade. Previsão é de que julho e agosto também sejam de chuvas acima da média

Inmet: Boa Vista teve chuvas acima do normal em junho
Foto: Agência Brasil

A cidade de Boa Vista, capital de Roraima, registrou índice de chuva acumulada em junho acima do normal climatológico para o mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de que julho e agosto também sejam de chuva acima do normal.

A precipitação média para o período é de 335,7 milímetros. Até as 15h30 desta segunda-feira (24), o município registrou um acumulado de 411,8 milímetros.

Às 14h30 de ontem, o rio Branco apresentou nível de 6,38 metros, acima da média de 2,73 metros, conforme dados da Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer).

Apesar disso, não há riscos geo-hidrológicos para o Estado de Roraima, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Chuva intensa

Pluviômetros instalados em Boa Vista registraram grande volume de chuva na madrugada de segunda-feira (24). Bairros da zona Oeste da cidade chegaram a receber 100 milímetros de precipitação, sendo que o normal é 35 milímetros.

Equipes da Defesa Civil e da Patrulha da Chuva mobilizaram-se nas ruas da cidade, intensificando assim serviços de limpeza e desobstrução da rede de drenagem. A Prefeitura de Boa Vista destacou a importância de manter a rede limpa para um funcionamento eficiente. Assim, evita alagamentos e transtornos aos moradores. Para tanto, o lixo precisa ser descartado de forma correta.

O prefeito Arthur Henrique (MDB) visitou pontos da cidade e conversou com moradores sobre a situação atípica. “Quando são situações mais simples, a própria Prefeitura consegue trazer soluções imediatas com a Patrulha da Chuva. Quando são locais mais complexos, precisamos de recursos federais para a realização de obras de drenagem, que são mais complexas. Estamos acompanhando tudo de perto e vamos acionar a bancada federal para trazermos soluções definitivas para esses locais”, disse o gestor.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x