Mães de crianças autistas denunciam demora para entrega da carteira de identificação pelo Governo de Roraima

Documento é essencial para o acesso a direitos e políticas públicas no estado

Mães de crianças autistas denunciam demora para entrega da carteira de identificação pelo Governo de Roraima
Fachada da Setrabes – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo

Mães de crianças autistas denunciam à reportagem da Rádio 93 FM, a demora na entrega da carteirinha de identificação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Governo de Roraima por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

De acordo com Fernanda Santos, ela solicitou o documento do filho em janeiro e até o momento não recebeu o documento. Como resultado, o atraso tem gerado prejuízos no acesso a serviços e direitos garantidos por lei para a criança.

“Eles me deram o prazo de dois para a carteirinha ficar pronta. Agora, fui na Rede Cidadania porque meu filho recebe acompanhamento terapêutico em Boa Vista e eu moro em Alto Alegre. Acontece que o carro que o leva, está pedindo a identificação por isso preciso da carteirinha. No centro eles disseram que o documento não estava pronto, que estava para a gráfica. Já vai fazer quatro meses de espera”, explicou.

A mulher cobrou explicações das autoridades. “Quero saber o que está acontecendo, pois não é só eu mais existem outras mães que até estão com mais tempo de espera dessa carteirinha”, disse.

‘Sem atendimento prioritário’

Do mesmo modo, as famílias disseram que os filhos ficam sem atendimento prioritário em locais como unidades de saúde e escolas.

“Há questões da escola que ele precisa da identificação ou em outros ambientes que ele sai. A criança querendo ou não precisa ter, até para que a população compreenda sobre o autismo”, disse a mulher.

A carteira de identificação da pessoa com TEA é um direito previsto na Lei Federal de 2020. A emissão deve acontecer de forma rápida e gratuita pelo Poder Público.

A reportagem da Rádio 93 FM procurou o Governo de Roraima de Roraima para posicionamento sobre o assunto, contudo, não houve retorno.

Fonte: Rádio 93 FM

0
Would love your thoughts, please comment.x