“A Paz no Trânsito Começa Por Você”: prefeito Arthur Henrique lança campanha Maio Amarelo em Boa Vista

Prefeitura vai promover ações de conscientização durante todo o mês. Objetivo é que a população reforce e adote medidas mais seguras no trânsito. Foco será nas escolas, já que as crianças também levam a mensagem aos adultos

“A Paz no Trânsito Começa Por Você”: prefeito Arthur Henrique lança campanha Maio Amarelo em Boa Vista
Campanha Maio Amarelo – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

O prefeito Arthur Henrique (MDB) lançou nesta terça-feira em Boa Vista, a campanha Maio Amarelo, com o tema “A Paz no Trânsito Começa Por Você”. A solenidade ocorreu na Escola Municipal Cunhantã Curumim e contou com a participação de alunos. As ações seguem até o dia 29.

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, a proposta é conscientizar a população para adotar medidas educativas e seguras no trânsito. Este ano, o município celebra 9 anos de ações e  11 anos da campanha nacionalmente.

“O tema é para conscientizar as pessoas, para que entendam que elas são parte do processo de educação do trânsito, para que a gente possa preservar vidas aqui de Boa Vista. O grande foco acaba sendo as escolas municipais, porque através das nossas crianças a gente alcança também os adultos. A gente sabe que muitas crianças cobram o pai, cobram a mãe para se portarem direito no trânsito, para obedecer à sinalização, para poder obedecer aos semáforos da cidade”, disse.

A campanha vai promover ações de conscientização durante todo o mês, com foco na “Educação para o Trânsito na Primeira Infância”.

“As nossas ações acontecem durante todo ano. Mas esse mês de maio, como o próprio movimento fala, é um mês que se intensifica todas as ações. Então, os nossos agentes vão estar com mais efetividade nas praças e nas ruas, para conscientizar. Como o Código de Trânsito prevê, nós temos o dever de fiscalizar e de educar”, destacou a superintendente Secretaria Municipal e Segurança Urbana e Trânsito (SMST), Edinalva Freitas.

Acidentes de trânsito em Boa Vista

Conforme dados divulgados pela prefeitura, em 2023 as equipes registraram 2.125 acidentes. Em janeiro e fevereiro 2024, aconteceram 339 acidentes, uma diminuição de 8,6% se comparado com o mesmo período do ano passado.

As principais causas de acidentes em 2023 e 2024 estão relacionadas com colisão, queda de moto e atropelamento de pessoas.

Para o secretário do SMST, Felipe Menezes, a segurança no trânsito é uma prioridade para todos os agentes da secretaria. Ele reforça a mensagem para que as pessoas tenham cuidados na hora de dirigir.

“Os cuidados não devem acontecer somente no mês da campanha, mas durante todo o ano. A gente pede para que as pessoas tenham mais atenção, que respeitem as leis de trânsito, se concientizar e se sensibilizar no momento de pegar o volante. No final a vida é o mais importante”, pontuou.

Por Ian Vitor Freitas

0
Would love your thoughts, please comment.x