Cidades

Registros de racismo e homofobia disparam no país em 2022

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgados nesta quarta-feira (20), mostram que o número de registros dos crimes de injúria racial, racismo e homofobia ou transfobia dispararam em 2022 no país em comparação com o ano anterior.

Os registros de racismo saltaram de 1.464 casos em 2021, para 2.458, em 2022. A taxa nacional em 2022 ficou em 1,66 casos a cada 100 mil habitantes, uma alta de 67% em relação ao ano anterior. Os estados com as maiores taxas, de acordo com o anuário, foram: Rondônia (5,8 casos a cada 100 mil habitantes), Amapá (5,2), Sergipe (4,8), Acre (3,3), e Espírito Santo (3,1).

Os registros de injúria racial também cresceram. Em 2021 foram 10.814 casos e, em 2022, 10.990. Assim, a taxa em 2022 ficou em 7,63 a cada 100 habitantes, 32,3% superior à do ano anterior (5,77). As unidades da federação com as maiores taxas foram Distrito Federal (22,5 casos a cada 100 mil habitantes), Santa Catarina (20,3). E, por fim, Mato Grosso do Sul (17).  

Já o crime de racismo por homofobia ou transfobia teve 488 casos registrados em 2022 no país, ante 326, em 2021. A taxa nacional por 100 mil habitantes em 2022 ficou em 0,44 – 53,6% superior ao ano anterior. Os estados com as maiores taxas foram: Distrito Federal (2,4), Rio Grande do Sul (1,1), e Goiás (0,9).  

“Observamos grandes aumentos das taxas de injúria racial (que cresceu 32,3%) e racismo (que cresceu 67%), denotando aumento da demanda por acesso ao direito à não-discriminação”, destaca o texto do anuário.

O FBSP criticou a falta de dados, que deveriam ser fornecidos pelos órgãos oficiais, referentes ao número de pessoas do grupo LGBTQIA+ vítimas de lesão corporal, homicídio e estupro.

“Quanto aos dados referentes a LGBTQIA+ vítimas de lesão corporal, homicídio e estupro, seguimos com a altíssima subnotificação. Como de costume, o Estado demonstra-se não incapaz, porque possui capacidade administrativa e recursos humanos para tanto, mas desinteressado em endereçar e solucionar”, diz o texto.

De acordo com o FBSP, para a quantificação desses crimes é necessário contar com dados produzidos pela sociedade civil, como os da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e do Grupo Gay da Bahia (GGB).

De acordo com o anuário, a ANTRA contabilizou, em 2022, 131 vítimas trans e travestis de homicídio. Já o GGB registrou 256 vítimas LGBTQIA+ do mesmo crime em 2022. “O Estado deu conta de contar 163, 63% do que contabilizou a organização da sociedade civil, demonstrando que as estatísticas oficiais pouco informam da realidade da violência contra LGBTQIA+ no país”.

“Se bases de dados são instrumentos primários de transformação social, o que a produção de dados oficiais desinformativos diz sobre o destino para o qual caminhamos no enfrentamento aos crimes de ódio no Brasil?”, questionou o texto do anuário.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Aberta chamada pública para pesquisas científicas sobre endometriose

Propostas selecionadas serão financiadas por meio de investimento de R$ 50 milhões provenientes do Ministério…

11 horas ago

Senado: Conselho de Comunicação recomenda mudanças em projeto que regulamenta plataformas de streaming

Conselho de Comunicação Social também recomendou a criação de mecanismos de proteção para pequenas e…

12 horas ago

Justiça determina suspensão de site e redes sociais de empresa e de sócio investigados por publicidade enganosa

Investigação do MPRR apontou que empresa privada divulgava serviços de arbitragem mediante o emprego de…

12 horas ago

Saúde inicia curso nacional para ampliar o diagnóstico de doenças raras no SUS

A qualificação de profissionais da rede pública visa ampliar o acesso à medicina genômica no…

13 horas ago

Divulgado resultado preliminar do concurso para cargos de nível técnico da Assembleia

Resultado foi divulgado pela Fundação Carlos Chagas, a banca organizadora. Ainda neste mês, deve publicar…

13 horas ago

Festival Cristo em Cena terá show gratuito com cantor gospel David Quinlan em Boa Vista

Evento ocorre nos dias 7, 8 e 9 deste mês, na Av. Padre Anchieta, nº…

14 horas ago