Apostas: hora do bolão do Oscar 2023. Quem vencerá?

A coluna de hoje é o bolão de apostas do jornalista Júnior Guimarães, em todas as categorias do Oscar 2023. Boa leitura!

Apostas: hora do bolão do Oscar 2023. Quem vencerá?

A semana do Oscar 2023 acabou de começar e, com ela, as apostas finais para os vencedores do maior prêmio do cinema americano. Afinal, no próximo dia 12 de março, domingo, saberemos quem serão os vitoriosos nas 23 categorias da premiação, desde Melhor Curta-Metragem até Melhor Filme.

E eu, claro, fiz minhas apostas. Nas linhas abaixo, escrevo sobre o possível resultado de cada categoria. No entanto, há apostas seguras, óbvias, duvidosas, misteriosas e, também, torcidas declaradas. Posso acertar algumas e errar outras. O que importa é não passar pelo Oscar sem apostar.

Portanto, vamos lá, boa torcida e boas apostas!

Categorias suplementares

MELHORES EFEITOS VISUAIS: Avatar: O Caminho da Água. Próximo.

MELHOR SOM: Top Gun: Maverick. Quem viu no cinema concorda. Próximo.

MELHOR TRILHA SONORA: opa, agora espera. Qualquer trilha aqui pode vencer, mas creio que Babilônia tenha mais chances.

MELHOR CANÇÃO: outro que pode surpreender. Afinal, Lady Gaga e Rihanna não podem ser descartadas. Torço para “Naatu Naatu”, canção do filme RRR: Revolta, Rebelião, Revolução.

Categorias estéticas

MELHOR MAQUIAGEM: fica entre o capricho estilístico de Elvis e o assombro protético de A Baleia. A grande atuação de Brendan Fraser pode dar uma força ao segundo.

MELHOR FIGURINO: Sra. Harris vai a Paris tem a força da atual campeã Jenny Beavan (Cruella), mas vou de Elvis.

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO: Babilônia e seu suntuoso retorno a Hollywood clássica.

MELHOR EDIÇÃO: eu dividiria a estatueta entre Elvis e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Como não dá, fico com o segundo.

MELHOR FOTOGRAFIA: na falta de algum que tenha se destacado verdadeiramente dos demais, eu daria o prêmio para Nada de Novo no Front.

Categorias de curtas

MELHOR CURTA-METRAGEM: Le Pupille tem Alfonso Cuarón e a Disney no arsenal de batalha, o que pode garantir o prêmio. Seria bacana, mas ainda prefiro An Irish Goodbye.

MELHOR CURTA-DOCUMENTÁRIO: a Netflix já pronta para trazer mais um Oscar para casa com Como Cuidar de um Bebê Elefante. Se (e somente se) houver surpresa, que seja para o poderoso Stranger at the Gate.

MELHOR CURTA-ANIMAÇÃO: já aqui o negócio é com a Apple, que está com uma megacampanha com O Garoto, A Toupeira, A Raposa e o Cavalo. Ficará em boas mãos. Por outro lado, a vitória do português Ice Merchants seria mais histórica – a primeira do país ibérico.

Categorias “subcentrais”

MELHOR ANIMAÇÃO: Pinóquio. Próximo.

MELHOR FILME INTERNACIONAL: Nada de Novo no Front. Próximo.

MELHOR DOCUMENTÁRIO: aqui eu não sei, porque todos foram elogiados e estão com pouca diferença de patamar. Um é da Disney, outro é da Apple, outro ganhou o BAFTA, outro é o queridinho da crítica… e por aí vai. Navalny é meu chute (embora não seja meu preferido).

Categorias de atuação

MELHOR ATOR COADJUVANTE: Ke Huy Quan, de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Não vejo outro saindo da cerimônia com esse Oscar.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: provavelmente a categoria mais disputada do ano. Angela Bassett (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre), Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin) e Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo) estão brigando bonito. Vou torcer para a Rainha Ramonda.

MELHOR ATOR: minha torcida era de Austin Butler (Elvis) até o maio de 2022. Bastou eu ver A Baleia para eu virar a casaca para Brendan Fraser.

MELHOR ATRIZ: Cate Blanchett (Tár) ou Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)? Tanto faz. Enquanto uma pode empatar com Meryl Streep e Frances McDormand nos números, a outra pode ser a primeira asiática a levar esse prêmio. Preparem-se!

Categorias centrais

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: todos os candidatos são bons, mas só vejo dois com chance de vitória: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo e Os Banshees de Inisherin. Torcerei pelo multiverso.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: agora lascou, pois não há grandes favoritos na disputa. O meu favorito é Nada de Novo no Front. Por outro lado, é uma ótima oportunidade para Entre Mulheres não sair de mãos vazias. Vamos nelas então!

MELHOR DIREÇÃO: Os Daniels, de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Desculpa, Steven!

MELHOR FILME: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Por quê? Expliquei aqui.

Vamos reagir juntos, AO VIVO, ao resultado do Oscar? Então convido você a participar da LIVE do canal Tomada Um, meu canal de cinema no You Tube, para acompanharmos cada prêmio. Será na noite de 12 de março de 2023. Inscreva-se aqui no canal para não perder.

Boa torcida e vejo você no Oscar!

Júnior Guimarães é jornalista e escreve a coluna Cinema em Tempo. Toda semana aqui no Roraima em Tempo temos uma análise sobre o mundo cinematográfico. No Youtube, Júnior tem um canal onde faz críticas e avaliações sobre cinema.

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