Ação marcou uma manhã de diversão e cuidado - Foto: Giovani Oliveira /Semuc/PMBV
A Prefeitura de Boa Vista, por meio das unidades básicas de saúde (UBSs) e da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) promoveu nesta quarta-feira (28), o “Arraial Mais Saúde e Alegria” para idosos, no CRAS Pintolândia, na Praça Germano Sampaio.
A ação marcou uma manhã de diversão e cuidado para cerca de 180 idosos, com atividades recreativas e palestra sobre saúde mental. Evento contou ainda com serviços de atendimento básico, vacinação e café da manhã temático.
O arraial teve a participação dos servidores das UBSs e equipe do Curso Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Técnica e Especializada de Roraima (CETERR). Eles realizaram atividades como aferição de pressão, teste glicêmico e aplicação de vacinas.
Participaram do evento os idosos das UBSs Santa Luzia, Senador Hélio Campos, Sayonara Dantas e Lupércio Lima, assim como integrantes do Cabelos de Prata do CRAS Pintolândia.
A ação teve como foco a socialização e a descontração. O objetivo foi levar a prática de atividades estimulantes para os idosos, uma vez que essa população tende a ficar isolada.
Por isso, é importante dar a devida a atenção a esse grupo, que muitas vezes ficam impedidos de fazer diversas atividades. A limitação causa dificuldade motora, de saúde ou perda da convivência com pessoas de fora do círculo familiar.
Para a Lourdes Rocha, participante do Cabelos de Prata, o evento é importante para adquirir mais informações sobre o que eles precisam.
“Um evento dessa natureza é fundamental para nós, porque permite que a gente se destaque no social. Tem informações sobre saúde, psicologia, a gente se conhece mais, e é disso que a gente precisa”, disse.
Dessa forma, o “Arraial Mais Saúde e Alegria” marcou a primeira de várias atividades integradas previstas pelo pacto de integração entre as redes de assistência social e de saúde do município. O projeto da prefeitura vai trabalhar as ações abrangentes entre as duas áreas, como o próprio Junho Violeta.
De acordo com a coordenadora de Saúde do Idoso, Nonata Valente, o arraial abordou o Junho Violeta para educar os idosos e alertar sobre seus diretos de maneira divertida e eficaz.
“Além da festividade, o arraial veio pra sensibilizar, para que o tema não seja deixado de lado, mas que seja lembrado de forma mais leve e alegre”, relatou.
Além dos festejos de São João, o mês de junho também simboliza o combate à violência contra o idoso. Celebrado como Junho Violeta, as ações da atenção social e de saúde são voltadas para essa parcela da população.
Esse grupo realiza nesse período diversas atividades e palestras de conscientização sobre violência física e psicológica, direitos dos idosos, autocuidado e bem-estar.
Fonte: Da Redação
Em seu primeiro dia como governador, Soldado Sampaio nomeia mulheres no comando da PM, Secretaria…
Genitora afirmou que criança caiu da rede mas laudo médico constatou marcas de agressão física,…
Edinaiana Francini da Silva Souza, 37 anos, é apontada como principal responsável pelo ponto de…
Condenação ocorre 26 anos depois do crime; réu passou 19 anos foragido
Homem investiu contra a vítima, tentando agarrá-la à força, com a intenção de beijá-la e…
Jhoannder José Dellorian Portal morreu no local