Bombeiros resgatam grupo que ficou ilhado em cachoeira na Serra do Tepequém

Todas as vítimas foram resgatadas com segurança e não foi necessário encaminhamento à unidade de saúde

Bombeiros resgatam grupo que ficou ilhado em cachoeira na Serra do Tepequém
Foto: Reprodução/Instagram/CBMRR

Um grupo de oito pessoas, formado por cinco homens e três mulheres, ficou ilhado na cachoeira da Lage Verde, na Serra do Tepequém, em Amajari, e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros neste sábado, 19.

A equipe de Busca e Salvamento foi acionada e saiu de Boa Vista às 21h25, chegando ao local às 23h37. Imediatamente, os bombeiros iniciaram o deslocamento até o ponto onde as vítimas estavam.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a equipe analisou o cenário para definir a técnica mais segura e apropriada para o salvamento. Em seguida, foram feitas ancoragens e a instalação da “linha de vida”, um sistema de segurança que utiliza um cabo de aço ou corda, para garantir a segurança dos militares.

Um dos bombeiros fez a travessia até o local onde o grupo estava, considerando que o fluxo da água era intenso e aumentava gradativamente. Na sequência, o militar ancorou duas cordas de salvamento em um ponto seguro. A equipe posicionada do outro lado fixou os cabos e montou um sistema de “vai e vem” para facilitar a travessia da vítimas.

Assim, cada vítima foi equipada com capacete de salvamento e cinto de segurança modelo paraquedista (baudrier). Uma a uma, elas foram conectadas ao sistema e transportadas com o auxílio da equipe do Corpo de Bombeiros.

As oito pessoas foram resgatadas com segurança. Todas relatavam intenso frio, sendo necessário o uso de mantas térmicas em alguns casos para ajudar na estabilização térmica.

Logo o resgate, o grupo foi conduzido até um ponto seguro no topo da Cachoeira do Paiva, onde foi recepcionado por amigos que já aguardavam com alimentação e suporte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve necessidade de encaminhamento à unidade de saúde.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x