Estudante de medicina em Roraima é preso por envolvimento com pornografia infantil

Prisão é um desdobramento da Operação Caminhos Seguros. Estudante chegou a responder em liberdade, mas investigações confirmaram a gravidade do material encontrado

Estudante de medicina em Roraima é preso por envolvimento com pornografia infantil
Divulgação PCRR

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) prendeu nesta terça-feira, 1º o estudante de medicina J.C.C., de 26 anos, por envolvimento contínuo com crimes relacionados à pornografia infantil. A justiça decretou sua prisão preventiva após novos elementos surgirem durante a investigação.

De acordo com o delegado Matheus Rezende, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a prisão é um desdobramento da Operação Caminhos Seguros, deflagrada em maio com foco no combate ao abuso sexual infantil em ambiente digital.

Na ocasião, a polícia prendeu o estudante em flagrante com vídeos de conteúdo pedopornográfico armazenados em celular e notebook. No entanto na audiência de custódia ocorreu sua soltura. Como resultado, ele passou a responder sob medidas cautelares.

No entanto, a perícia realizada nos equipamentos apreendidos revelou a reiteração do crime, com uma grande quantidade de arquivos ilegais. Para a Polícia Civil, as medidas cautelares mostraram-se insuficientes para conter a conduta do investigado.

“Representamos pela prisão preventiva como forma de proteger outras possíveis vítimas e garantir a ordem pública”, afirmou o delegado.

Operação interestadual

A prisão de J.C.C. integra uma operação conjunta que mobilizou forças policiais em Roraima, Amazonas, Minas Gerais e São Paulo. O principal alvo, D.V.B.S., estava em São Paulo. Segundo as investigações, ele aliciava adolescentes por redes sociais, exigia imagens íntimas e depois extorquia as vítimas com ameaças de exposição.

Em um dos casos, uma adolescente de 14 anos foi coagida a mentir aos pais. Ela dizia precisar de dinheiro para livros digitais, mas repassava os valores ao criminoso para evitar a divulgação das imagens.

Além da extorsão, o acusado também invadia contas e dispositivos das vítimas, assumia suas identidades digitais e aplicava golpes em familiares.

Desdobramentos e sigilo

D.V.B.S. recebeu indiciamento por estupro, armazenamento de pornografia infantil, extorsão, falsa identidade e invasão de dispositivo informático. Já o estudante J.C.C. responde por armazenamento reiterado de pornografia infantil. As investigações seguem sob sigilo, com laudos periciais em andamento e análise de novos materiais. Por fim, a equipe vai apresentar J.C.C. será apresentado à audiência de custódia nesta quarta-feira, 2.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x